O topónimo Mogadouro «pode ser um dos mais antigos, senão o mais antigo, de todo o distrito de Bragança«, concluiu Amadeu Ferreira. Segundo o investigador, a origem do nome da vila de Mogadouro pode estar situada entre 465 e 484 da era cristã, vivia-se então o reinado de Eurico.

Até agora, pensava-se que o topónimo Mogadouro teria origem árabe, mas o novo estudo abala essa teoria, já que o nome poderá ter a ver com uma linha de fronteira que dividia os reinos dos suevos do dos visigodos.

A campanha dos visigodos (sediados em Braga) contra os suevos deu origem a uma linha divisória entre os dois reinos, já que engloba oito localidades com o mesmo topónimo.

Segundo Amadeu Ferreira, o estudo abre também caminho a novas investigações sobre o povoamento da região, mostrando que a invasão árabe não foi o esvaziamento completo da população, mas possivelmente a sua continuidade histórica.

\"Os árabes apenas estiveram nesta região cerca de 50 anos, já que a reconquista os mandou para a outra margem do rio Douro\", diz o investigador

Amadeu Ferreira vai publicar a sua tese, explicitando a origem do topónimo com recurso a vários com mapas e documentos.



PARTILHAR:

10 e 11 de Junho

Ovni