O troço da Auto-Estrada 24 (A24) entre o nó do IP4 em Vila Real e Fortunho, com 6,5 quilómetros e um investimento de 19 milhões de euros, abriu na sexta-feira ao tráfego, anunciou a empresa Estradas de Portugal.
Este sublanço Itinerário Principal 4/Fortunho começa junto do nó com o IP4, onde termina já a A24 entre Viseu e Vila Real, e acaba em Fortunho, local onde é estabelecida a ligação à Estrada Nacional 2 (EN2) a cerca de 17 quilómetros do concelho de Vila Pouca de Aguiar.
Com este troço será possível circular na A24 (antigo Itinerário Principal 3) numa extensão de 93,5 quilómetros, o que perfaz 60 por cento da totalidade da extensão da Concessão SCUT do Interior Norte, desde o nó do Itinerário Principal 5 até ao nó de Fortunho.
Área de serviço
Para este sublanço está ainda prevista a abertura de uma área de serviço simples, à qual está associado um nó de ligação que permite a inversão de marcha.
Segundo a Estradas de Portugal, a velocidade máxima permitida neste troço da A24 é de 100 quilómetros hora, sendo que a estrada possui duas faixas de rodagem, com duas vias de 3,75 quilómetros cada, e um separador central de cinco centímetros.
Ainda durante o corrente mês de Junho, abre ao tráfego o troço desde as Pedras Salgadas até à fronteira de Vila Verde da Raia, Chaves.
O nó de Vila Pouca de Aguiar até Pedras Salgadas está previsto entrar em exploração a partir de Novembro, e o lanço intermédio Fortunho/Vila Pouca de Aguiar será o último troço a entrar em serviço (2007) para finalizar a construção desta concessão.