Investimento de 359 milhões para dinamizar Trás-os-Montes
O Governo português está cada vez mais decidido em aproveitar o potencial hídrico do País e apostar nas energias renováveis. Ontem, em Picote, Miranda do Douro, assinou com a EDP os contratos de adjudicação do aproveitamento hidroeléctrico do Baixo Sabor e do reforço de potência de Alqueva.

A barragem do Baixo Sabor vai implicar um investimento total de 359 milhões de euros e terá uma capacidade instalada de 170 Megawatts (MW). Deve começar a produzir energia em Setembro de 2013. O reforço da potência do Alqueva representa um investimento de 149 milhões de euros, para uma potência de 260 MW e deve começar a produzir energia em Dezembro de 2011.

O primeiro-ministro salientou que estes investimentos são importantes para dinamizar as economias nacional e regional. \"Este investimento é uma oportunidade para Trás-os-Montes, uma das regiões que mais carece de investimento\" , afirmou José Sócrates. \"O investimento no potencial hídrico é uma orientação estratégica para o País no domínio da energia para nos dar mais autonomia\", salientou.

Para além do primeiro-ministro e do ministro da Economia também a Plataforma Sabor Livre marcou presença nesta cerimónia. Os ambientalistas aproveitaram para se manifestar contra a construção da barragem do Baixo Sabor por considerarem que a obra é ilegal. \"Apresentamos recentemente uma providência cautelar no sentido de embargar esta obra porque a Declaração de Impacte Ambiental (DIA) , necessária para a adjudicação, caducou a 15 de Junho\" referiu José Teixeira.

A esta manifestação da Plataforma Sabor Livre, José Sócrates não deixou de dar resposta: \"Houve um momento para discutir e agora é o momento para fazer\". O primeiro-ministro salientou que esse investimento \"é da maior importância e contribui para reduzir os riscos do aquecimento global e significa poupar dinheiro nas importações de petróleo\".

O autarca de Torre de Moncorvo, Aires Ferreira, e representante da Associação de Municípios do Baixo Sabor, mostrou-se também surpreendido com a manifestação. \"Só acho estranho como é que uma providência cautelar que deu entrada no início do mês e contestada no dia 16 só agora seja divulgada\", declarou.



PARTILHAR:

Apenas 19 participantes

Inaugurado por Socrates