Foi inaugurada, na segunda-feira, a Unidade Autónoma de Gaseificação de Mirandela. A Sonorgás, empresa detentora da licença para distribuir gás natural em Mirandela, já fez o primeiro enchimento da unidade com 20 toneladas.

Aquela infra-estrutura resulta de um investimento de cerca de 500 mil euros, tem capacidade para abastecer dez mil consumidores e foi projectada para comportar um segundo reservatório com a mesma capacidade. No dia em que entrou em pleno funcionamento a distribuição de gás natural em Mirandela, já mais de três centenas de consumidores usufruem desse tipo de energia. Armando Moreira, presidente do conselho de administração, refere que \"a adesão tem sido positiva\", e espera ter cerca de cinco mil consumidores nos próximos anos, até porque \"esta solução é mais barata cerca de 30% que a electricidade\".

A empresa também já investiu mais de 1,2 milhões de euros na rede de distribuição e 780 mil em habitações. Segundo Armando Moreira, \"90% das casas de Mirandela não possuem canalização para gás natural, pelo que, a sua (re)conversão custará cerca de mil euros cada uma, despesa a cargo da empresa\".

A esse propósito, a Câmara e a Dourogás celebraram um protocolo de colaboração em que se comprometem a agilizar procedimentos para que seja possível cumprir o calendário preconizado na concessão.

A cerimónia de inauguração ficou marcada pela ausência do secretário de Estado adjunto da Indústria e Inovação, Carlos Guerra, que respeitou a proibição de José Sócrates em não estar presente em inaugurações em tempo de campanha eleitoral.



PARTILHAR:

Comício com apoiantes da CDU

Pais reclamam