O presidente da distrital de Bragança do PSD, Adão Silva, classificou hoje de «desastrosa omissão» o silêncio da líder do partido sobre duas das principais estradas regionais e reclama uma posição pública antes de terminar a campanha.
Em carta dirigida a Manuela Ferreira Leite, Adão Silva - segundo da lista de candidatos às legislativas por Bragança - faz saber à líder que considera ser \"da maior importância, até ao dia 25 de Setembro, encontrar uma fórmula de comunicar às populações do Distrito de Bragança, em primeira pessoa o seu inequívoco propósito de prosseguir a construção do IP-2 e do IC-5\".
O ex-secretário de Estado da Saúde de Durão Barroso e deputado na última legislatura começa a carta lamentando \"a desastrosa omissão\" de Manuela Ferreira Leite sobre o assunto durante a sua passagem por Bragança em campanha, na última segunda-feira.
Ferreira Leite deu garantias de que a Auto-Estrada Transmontana é um dos investimentos públicos prioritários, mas nada respondeu, quando questionada pelos jornalistas, sobre as outras duas estradas da concessão Douro Interior já adjudicadas pelo Governo Socialista.
\"Aquelas duas rodovias são infra-estruturas essencialíssimas para o desenvolvimento do Distrito de Bragança e especialmente para o reforço da coesão territorial e social de Portugal, propósito político que muito gostámos de lhe ouvir enfatizar nas suas declarações públicas em Bragança\", refere o dirigente social democrata.
Num clima de campanha eleitoral, Adão Silva entende que \"prevalece a emoção, a necessidade de uma reiteração dos propósitos e das ideias, uma informação detalhada e paciente dos compromissos políticos e uma atenção muito presciente aos equívocos fomentados pelos nossos adversários políticos\".
Por isso, Adão Silva reclama uma posição pública de Manuela Ferreira Leite e promete \"continuar a lutar firmemente contra os atrasos e os adiamentos que qualquer Governo saído destas eleições venha a impor à auto-estrada transmontana, ao IP-2 e ao IC-5\".
\"E a minha luta será particularmente empenhada e denodada, se esse Governo for, como espero, presidido pela Dra Manuela Ferreira Leite\", acrescenta.
A posição social democrata surge no mesmo dia em que também quatro autarcas socialistas assumiram uma posição conjunta, manifestando \"preocupação e estranheza\" por a presidente do SPD ter \"omitido deliberadamente\" qualquer referência a estas estradas.
Os presidentes de Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta, Vila Nova de Foz CÎa e Vila Flor lembram que \"não se trata de auto-estradas, mas de eixo viários que finalmente trarão modernidade\".
\"A nossa preocupação é reforçada por a posição assumida pela líder do PSD estar em consonância com a de Paulo Rangel no \"Prós e Contras\" de 7 de Setembro em que declarou que à \"obra faraónica de estradas\" prefere o investimento nos Metro de Lisboa e do Porto\", alegam.