Luís Bastos, da Associação de Utilizadores do IP4 (AUIP4), espera que o lançamento deste concurso «não implique que durante o tempo em que vai decorrer a obra se esqueça o IP4», referindo-se, entre outras questões à possibilidade de colocação de separadores centrais em alguns locais, e à iluminação, lembrando que «por exemplo, que no nó de Padronelo estão colocados os postes há cinco anos, mas não está ligada a electricidade», frisou.

De resto, as questões da segurança e do socorro continuam a ser particularmente importante no IP4. Refira-se que, até finais de 2006, circulava naquela via uma viatura de vigilância 24 sobre 24 hora.

Mas em 2007 tal já não acontece. Fonte da Estradas de Portugal (EP) explicou que \"essa viatura só circulava no distrito de Vila Real, não havendo continuidade com os distritos de Bragança e Porto, e estava incluída na empreitada de conservação do IP4, na área de Vila Real, na sequência de um pico de acidentes em 2001 e 2002\".

Segundo a mesma fonte, \"a carrinha de vigilância só tinha por função dar apoio à circulação rodoviária, o que está a ser feito por outros veículos da EP. Com a redução drástica da sinistralidade, e funcionando só em Vila Real, a viatura deixou de fazer sentido\", acrescentou.



PARTILHAR:

Desafio para a engenharia

Próximo dia 24