Portugal deve manter o seu estatuto de país isento da necessidade de visto para turismo nos Estados Unidos da América. Um relatório do Departamento de Estado norte-americano é favorável a que os EUA continuem a conferir aos cidadãos portugueses a isenção de vistos de turismo.
O relatório deve ser acolhido favoravelmente pela administração norte-americana de George W. Bush, o que a acontecer encerra um longo período de incertezas quanto à mobilidade de acesso dos portugueses aos E.U.A, causado, alegadamente, pelo aumento da imigração ilegal dos Açores.
Em Fevereiro de 2002, depois de uma reunião com o secretário de Estado norte-americano, Collin Powell, em Washington, o então chefe da diplomacia portuguesa, Jaime Gama, declarou que a administração de Bush tinha demonstrado “grande abertura” quanto à continuação de Portugal no programa de isenção de vistos de entrada nos Estados Unidos da América.
“A administração dos EUA reconhece os progressos feitos por Portugal ao nível das medidas de segurança,” afirmou Gama após o encontro com Powell.