Uma das tradições mais populares da região ligadas ao porco volta a ser revivida no próximo fim-de-semana em Souto Maior com a IV edição da Matança do Porco.

Este evento popular de cariz festivo e gastronómico é organizado pela Junta de Freguesia de Souto Maior que pretende valorizar os saberes e sabores de um costume enraizado em várias gerações, bem como, ao mesmo tempo, divulgar os produtos endógenos da terra.

O porco da festa pesa cerca de 200 kg e foi criteriosamente escolhido pela organização, criado e alimentado naturalmente para que a sua carne agrade aos mais exigentes paladares. Primeiro o ritual da matança no sábado, depois no domingo, a “desmancha” e a missa religiosa e o já muito concorrido almoço à base da carne grelhada do suíno serão as principais referências da jornada festiva. Ao final da tarde há rojões no pote com broa.

Assim, nos dias 18 e 19, os visitantes além da matança do porco, poderão apreciar uma mostra de produtos da terra patentes em barraquinhas situadas na sede da Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Souto Maior. Nomeadamente, vinhos, azeite, compotas, mel e o artesanato serão atracções a não perder. Para animar, os sons e os tons das concertinas que darão mais alegria a esta festa onde são aguardados muitos visitantes.

A Câmara Municipal de Sabrosa atribui inegável importância a esta iniciativa demonstrativa da genuinidade e de vivências do mundo rural que é preciso preservar, assumindo a sua colaboração ciente de que este acontecimento é uma mais-valia para a promoção do território e divulgação do seu património cultural e etnográfico.

A IV Feira Tradicional da Matança do Porco em Souto Maior é organizada pela Junta de Freguesia de Souto Maior, com o apoio da Câmara Municipal de Sabrosa e da Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Souto Maior.



PARTILHAR:

Abatidos 35 javalis por terras de Alfândega da Fé

Apresentação do nº 53 da Revista Aquae Flaviae