As estruturas locais e nacionais do PSD aprovaram o nome de Ivo Quintas para candidato à câmara neste concelho do sul do distrito de Bragança, avançou hoje a estrutura concelhia social-democrata.

Ivo Quintas disse hoje à Lusa que é candidato à presidência da Câmara de Freixo de Espada à Cinta "por vontade própria”.

“Embora a decisão seja sempre pessoal, não esqueço que um presidente de câmara, que governa para os munícipes e cidadãos, tem de saber ouvir e partilhar com eles algumas sugestões e perceber a sua sensibilidade para o que é hoje o concelho e, principalmente, perceber o que pode vir a ser com uma nova presidência”, vincou o candidato do PSD.

Segundo Ivo Quintas, “nas minhas vão estar sempre, acima de tudo, os freixenistas, em especial os residentes que aqui [Freixo de Espada à Cinta] fazem a sua vida, os seus investimentos e que aqui pagam os seus impostos”.

“A minha candidatura tem ambição e tem um programa que já está a ser preparado e devidamente ponderado”, frisou.

Para o candidato social-democrata, "as crianças de Freixo de Espada à Cinta têm direito a soluções que as enriqueçam culturalmente".

“Não faz sentido que uma terra tão rica em cultura não tenha soluções para os jovens que aqui residem. Estamos a preparar uma série de soluções que irão envolver quer instituições do concelho, quer externas, que permitirão aos jovens de Freixo frequentar atividades extracurriculares de enriquecimento pessoal” acrescentando que “os jovens do concelho serão uma das nossas principais preocupações, no que toca à educação é necessário melhorar as condições de acesso ao ensino de modo a que os jovens não tenham necessidade de ir viver para fora do concelho antes do ensino universitário”

“No que toca ao ensino universitário, estamos a analisar algumas medidas, entre as quais, o pagamento das propinas até ao limite fixado pelo Estado para o ensino público, independentemente de o aluno frequentar o ensino público ou privado”, especificou.

No campo da saúde, Ivo Quintas disse que “iniciará em breve um contacto com todas as IPSS, Centro de Saúde e algumas entidades privadas para, a partir daí, estabelecer uma política de apoio à saúde verdadeiramente útil, que esteja ao serviço das pessoas”.

“A economia do concelho está abandonada”, considerando que “não é com festas atrás de festas que se inverte o abandono”.

 “Torna-se necessário captar investimento e impulsionar o que já existe. Tenho mantido alguns contactos com potenciais investidores, interessados em apostar no concelho de Freixo, nos sectores da transformação e energia. O Turismo, a promoção e as relações transfronteiriças são áreas interligadas. Vamos reatar a ligação com a província de Salamanca e Castela e Leão, que foi completamente abandonada. O fluxo de turismo espanhol é muito importante para o concelho, não só pela proximidade e dimensão, mas também pelo poder de compra que detém”, afirmou.

Ivo André Quintas tem 40 anos, é engenheiro eletrotécnico e gestor de profissão.

O município de Freixo de Espada à Cinta elege cinco vereadores, sendo que atualmente é composto por três eleitos pelo PS e dois pelo PSD.

As eleições autárquicas deverão ocorrer entre 22 de setembro e 14 de outubro deste ano.



PARTILHAR:

Paulo Pinto aprovado para cabeça de lista do PSD por Mirandela

Novo acórdão de ex-bombeiro ilibado pelos metadados lido em junho em Bragança