Cerca de 300 pessoas reuniram-se, no passado dia 13 de Julho, para participarem na cerimónia do 18º aniversário da elevação de Izeda (Bragança) a vila.
Após o hastear da bandeira nacional, ao som da Banda de Música de Izeda, os presentes assistiram à inauguração da estação de serviço e apoio para autocaravanas, no Parque do Largo do Toural. Trata-se de um equipamento adquirido pela Junta de Freguesia de Izeda (JFI), no âmbito de um protocolo de cooperação celebrado com o Clube Português de Autocaravanas, no sentido de promover esta actividade na região, já que estão reunidas as condições para fazer do espaço uma referência em todo o País.
Além de debaterem a evolução do mundo rural e adversidades que o interior de Portugal enfrenta, os autarcas de Izeda, Maria Rosa Pires, e de Bragança, Jorge Nunes, referiram os investimentos efectuados na única vila do concelho bragançano nos últimos dez anos. Assim, a JFI e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Izeda receberam 537 e cerca de 500 mil euros, por transferência directa.
Ainda na última década, foram concretizadas, até à data, várias empreitadas no valor de 2,2 milhões de euros, como o arranjo urbanístico do Largo da Feira, calcetamentos de ruas, reforma do Centro de Saúde local e o reforço das redes de água e de saneamento.
Jorge Nunes anunciou, também, um conjunto de investimentos orçados em mais de 600 mil euros, como beneficiação da Casa do Povo de Izeda, arranjo dos acessos aos Bombeiros Voluntários e repavimentação da estrada da Manga, bem como outros apoios destinados a instituições daquela localidade. Este valor vem juntar-se às verbas investidas até aqui, perfazendo um total de 4,2 milhões de euros.
A cerimónia contou, assim, com a presença de Jorge Nunes, o vice-presidente e a vereadora da Cultura da CMB, Rui Caseiro e Fátima Fernandes, respectivamente, bem como alguns membros da JFI e autarcas de outras localidades, entre representantes de outras entidades.