A Feira de Gado de Mirandela, a única em Trás-os-Montes que ainda não estava licenciada, vai começar a funcionar nas três feiras mensais.
Os mercados de gado foram encerrados em Março, devido à prevenção da febre aftosa. As câmaras municipais foram obrigadas a proceder a algumas reestruturações nos recintos das feiras, nomeadamente colocando os meios de elevação do recinto e das viaturas de transporte e um posto onde deverá funcionar o controlo veterinário dos animais.
Estas medidas resultam de um decreto-lei de 1999, que define que as feiras de gado devem ser encerradas caso não reúnam todas as condições higieno-sanitárias.
A Feira de Mirandela não estava ainda licenciada porque a Câmara Municipal não tinha ainda realizado as necessárias obras de reestruturação. Esta situação está, no entanto, ultrapassada. A Direcção Regional de Agricultura de Trás-os-Montes e Alto Douro (DRATM) já recebeu da autarquia o pedido de licenciamento para a realização das feiras de gado, depois das alterações feitas no recinto da Reginorde.



PARTILHAR:

Relatório oficial não acusa ninguém...

Prevenção é fundamental