Onze produtos portugueses das regiões de Trás-os-Montes e Alentejo conquistaram a denominação de origem protegida (DOP) aumentando assim a já longa lista da Comissão Europeia de produtos protegidos.

São eles as Azeitonas de Conserva de Elvas e Campo Maior (DOP) - Chouriça de Carne de Barroso-Montalegre (IGP) - Chouriço de Abóbora de Barroso-Montalegre (IGP) -Sangueira de Barroso-Montalegre (IGP) - Batata de Trás-os-Montes (IGP) - Salpicão de Barroso-Montalegre (IGP) - Alheira de Barroso-Montalegre (IGP) - Cordeiro de Barroso, Anho de Barroso ou Borrego de leite de Barroso (IGP) - Azeite do Alentejo Interior (DOP) - Paio de Beja (IGP) - Linguíça do Baixo Alentejo ou Chouriço de carne do Baixo Alentejo (IGP).

Para além dos onze produtos portugueses, a comissão seleccionou ainda mais 16 produtos provenientes da Bélgica, Espanha, França, Irlanda, Itália e Eslóvenia. Neste momento são cerca de 750, os produtos protegidos por força da legislação sobre a protecção das indicações geográficas, das denominações de origem e das especialidades tradicionais.

Para informações sobre os produtos agrícolas de qualidade e conhecer a lista das denominações protegidas, pode consultar a seguinte página: http://europa.eu.int/comm/agriculture/foodqual/quali1_fr.htm

O que são os produtos de origem protegida?

Em toda a Europa existe uma imensa riqueza e variedade de produtos alimentares. Mas quando um produto alimentar adquire uma reputação que ultrapassa fronteiras, é possível que tenha de se confrontar no mercado com produtos copiados que usurpam o seu nome.

Esta concorrência desleal não só desencoraja os produtores como também induz o consumidor em erro. Por essa razão, a Comunidade Europeia criou, em 1992, sistemas de protecção e de valorização dos produtos agro-alimentares.

A Denominação de Origem Protegida (DOP) é, assim, o nome de um produto cuja produção, transformação e elaboração ocorrem numa área geográfica delimitada com um saber fazer reconhecido e verificado. Para além da DOP, existe ainda a Indicação Geográfica Protegida (IGP) e a Especialidade Tradicional Garantida (ETG).



PARTILHAR:

Sérgio Sousa não vai poder trabalhar durante vários meses

Milhares de pessoas