O cão que levou um tiro na cabeça o mês passado está completamente recuperado e precisa de alguém que o inclua na sua vida, que o cuide e proteja. No fundo, alguém que o mereça.
“Jim é muito brincalhão, gosta de brinquedos, gosta de brincar com as pessoas, é meigo e, apesar de podermos dizer que é um cão sénior, isto porque terá cerca de dez anos de idade, é um cão cheio de energia”, começou por descrever um dos responsáveis pela Plataforma ProAnimal, António Brandão. A associação procura, agora, um família para o cão encontrado em Vila Real a 3 de janeiro com um tiro entre os olhos.
Jim protagonizou um dos casos mais mediáticos dos últimos tempos relacionados com os maus tratos a animais. Vítima de violência extrema, Jim deu entrada em estado considerado muito grave no Hospital Veterinário de Trás-os-Montes. Com sinais claros de ter levado um tiro na cabeça, Jim encontrava-se, praticamente, às portas da morte.
“Jim foi recolhido num domingo por volta das 8 da noite. Ligaram-me e explicaram que tinham visto um cão que estava com um buraco no meio dos olhos. Deslocámo-nos de imediato para o local e o que encontrámos foi um animal que tinha levado um tiro à queima-roupa. Foi logo encaminhado para o hospital. Mas tendo em conta o estado da ferida, tudo indicava que o ferimento, pelo menos, uma semana. Nesse contexto, decidimos tentar de tudo para o ajudar. Era um caso muito grave, que não sabíamos como ia correr”, descreve António Brandão, que colocou em prática a filosofia da associação, “que é tentar o possível quando há a possibilidade dos animais terem qualidade de vida”.
Depois de muitos tratamentos e, inclusive, uma operação ao olho, em que este lhe foi retirado, depois de muito amor e carinho por parte da equipa médica que o tratou e, sobretudo, da Plataforma ProAnimal, ao Jim foi-lhe restituída a sua alegria de viver. Hoje, Jim é capaz de levar uma vida dita normal, apesar de cego de um olho. Hoje, este cão verdadeiramente especial, só precisa de uma família que o acolha no seu seio. Depois da barbárie a que foi submetido por parte de quem se autoproclama “humano” não deve haver muitos animais no mundo que mereçam ser mais bem tratados do que o já famoso “lucky” Jim.
https://www.facebook.com/plataformaproanimalVR
Todos os dias chegam à associação denúncias de maus tratos e abandono. Desde que foi criada há cinco anos, a Plataforma ProAnimal já conseguiu salvar 1100 animais, entre cães e gatos. No final, conseguiu uma família para 670 animais.
Atualmente, estão disponíveis para adoção, sensivelmente, 100 animais. Caso esteja interessado(a) em adotar um cão ou um gato, fazer doações em dinheiro ou comida, visite a página oficial da Plataforma ProAnimal, onde encontrará toda a informação de que precisa.
https://www.facebook.com/plataformaproanimalVR
INFORMAÇÃO ÚTIL:
É proibido e punível por lei cometer atos de violência contra animais, negligência e outros tipos de maus-tratos, posse ilegal e/ou irresponsável, abandono, tráfico, promoção de lutas e outras situações anormais que coloquem em causa a segurança e o bem-estar dos animais, bem como a segurança e a saúde públicas.
Sempre que conhecer ou presenciar uma das situações acima referidas, efetue uma denúncia ao Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da Guarda Nacional Republicana (GNR), cujos contactos são:
Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da Guarda Nacional Republicana (SEPNA)
Largo do Carmo
1200-092 Lisboa
Tel: 213 217 291/2
Linha SOS : 808 200 520
Email: [email protected] / [email protected]