Dois portugueses foram assassinados a tiro sexta-feira à noite, na África do Sul, um nas imediações de Joanesburgo e o segundo no centro de Pretória, disseram ontem, à agência Lusa, fontes das duas famílias.
Manuel Martins Tribuna, 72 anos, foi morto na estrada que liga Joanesburgo ao aeroporto internacional da cidade, depois de a sua viatura se ter avariado quando ia buscar o filho, que regressava de uma viagem ao estrangeiro.
Uma neta da vítima, que o acompanhava no carro, foi transportada ao aeroporto por familiares que o foram socorrer quando a viatura se avariou, mas Manuel Tribuna optou por ficar dentro do automóvel, receando que o furtassem, até os seus parentes regressarem do aeroporto.
Quando o filho, a neta e os restantes familiares regressaram do aeroporto e se aproximaram do carro, Manuel Martins Tribuna estava gravemente ferido, atingido a tiro e caído entre os bancos do condutor e do passageiro.
Manuel Tribuna morreu pouco depois, a caminho do hospital. Numa primeira análise feita pela família, apenas as chaves do carro foram roubadas pelos assaltantes. O crime teria ocorrido entre as 18,30 e as 19,15 horas.
Entretanto, em Pretória, João da Silva, 58 anos, foi baleado mortalmente quando encerrava um estabelecimento comercial que possuía no centro da cidade.
Segundo familiares avançaram à agência Lusa, a vítima, natural da Ponta do Pargo, Madeira, foi atingida a tiro depois de um grupo de assaltantes lhe ter apontado uma arma de fogo e exigido dinheiro. João da Silva teve morte imediata.