O escritor José Luís Peixoto vai abrir o mês do teatro na vila transmontana de Alfândega da Fé, marcando presença, no domingo, no primeiro espetáculo, que é uma adaptação da obra "À Manhã", divulgou hoje o município.

A autarquia do distrito de Bragança oferece um festival com espetáculos todos os domingos de março para assinalar "Março o Mês do Teatro", que arranca com a peça adaptada pela companhia Filandorra.

O autor José Luís Peixoto estará em Alfândega da Fé para a abertura do festival e, antes da estreia da peça "À Manhã", vai estar à conversa com os espectadores, numa tertúlia que incluirá também uma sessão de autógrafos, como informou a Câmara de Alfândega da Fé.

A peça de teatro "À Manhã" retrata o quotidiano do mundo rural e regressa à Casa da Cultura Mestre José Rodrigues cinco anos depois da sua estreia naquele espaço.

O espetáculo resultou de uma residência artística que a companhia de teatro Filandorra realizou, em 2011, no concelho.

"Ao longo de cerca de dois meses, a Filandorra percorreu o concelho num contacto direto com os idosos, com o seu modo de vida, o seu linguajar próprio num processo dinâmico para a construção de personagens e de todo o ambiente cénico que serve de base ao espetáculo", explicou o município.

O resultado deste trabalho "é uma obra adaptada à realidade local, mas que é também um alerta para problemas como o despovoamento e envelhecimento da população", acrescentou.

Esta é a temática que dará início ao quinto Festival de Teatro de Alfândega da Fé, organizado pela Câmara Municipal e que, durante os domingos do mês de março, vai levar o teatro à Casa da Cultura Mestre José Rodrigues.

Depois da abertura, no domingo, segue-se, a 12 de março, "Só Visto", uma produção do Fórum Boticas, a 19 de março a "Birra do Morto" levada à cena pela Tamaranto e, a 26 de março, Bailado Russo pelo Teatro Experimental Flaviense.



PARTILHAR:

Apoiada candidatura de Caretos de Podence a Património da Humanidade

Eleições na Comissão Política Concelhia da Juventude Popular