O agricultor e dirigente associativo José Miguel Fernandes, de 53 anos, é o cabeça lista da Coligação Democrática Unitária (CDU) pelo círculo eleitoral de Vila Real às eleições legislativas de 30 de janeiro, anunciou hoje o partido.
A CDU disse, em comunicado, que José Miguel Fernandes é presidente da Associação dos Pastores do Norte e do Secretariado dos Baldios de Trás-os-Montes e Alto Douro e ainda vice-presidente da Federação Nacional dos Baldios (BALADI).
O candidato às eleições legislativas pela CDU, coligação de esquerda formada pelo Partido Comunista Português e pelo Partido Ecologista "Os Verdes", é ainda membro da Direção da Organização Regional de Vila Real do PCP.
O círculo eleitoral de Vila Real elege cinco deputados à Assembleia da República. Atualmente, o PSD tem três eleitos e o PS dois.
O Presidente da República convocou eleições legislativas antecipadas para 30 janeiro de 2022 na sequência do “chumbo” do Orçamento do Estado do próximo ano, no parlamento, em 27 de outubro.
O Orçamento teve apenas o voto favorável do PS e os votos contra das bancadas do PCP, BE e PEV, além dos deputados da direita, PSD, CDS, Iniciativa Liberal e Chega. O PAN e as duas deputadas não inscritas abstiveram-se.
A perda do apoio parlamentar no Orçamento do Estado de 2022 foi um dos motivos invocados por Marcelo Rebelo de Sousa para justificar a dissolução do parlamento e a antecipação das eleições.