O presidente da Câmara de Alijó, recandidato a um terceiro mandato pelo PSD, disse hoje que quer combater a desertificação, incentivar a natalidade e reforçar o apoio à criação de empresas e de emprego.
“O futuro de Alijó depende das decisões que tomamos hoje. A prioridade para o próximo mandato é garantir o bem-estar da nossa população, combater a desertificação do território e criar condições para que as futuras gerações possam construir aqui as suas vidas”, afirmou José Rodrigues Paredes à agência Lusa.
Licenciado em Agronomia, o autarca iniciou a atividade profissional no Ministério da Agricultura, em 2013 assumiu a vice-presidência da Câmara de Alijó, tendo sido eleito presidente pela primeira vez em 2017 pela coligação PSD/CDS-PP.
José Paredes foi eleito pelo PSD/CDS-PP em 2017 e 2021, mas a coligação ainda não foi decidida para as próximas autárquicas.
“Sabemos que a desertificação e o envelhecimento populacional são desafios urgentes. Temos de continuar a implementar políticas que incentivem a natalidade e fixem população no nosso território”, referiu.
Acrescentou que a “coesão social é também uma prioridade”, pelo que se quer “um município onde todos tenham acesso a serviços de qualidade, independentemente da sua idade ou condição social”.
José Rodrigues Paredes considerou o emprego como “um fator determinante para fixar e atrair população”.
“Passará por reforçar o apoio à criação de novas empresas, em especial aquelas que apostem nos setores estratégicos do nosso concelho, como o turismo, a agricultura sustentável e a inovação tecnológica. Trabalharemos em parceria com as instituições de ensino e formação para garantir que os jovens têm oportunidades de qualificação e empregabilidade, permitindo-lhes permanecer no concelho e contribuir para o seu crescimento”, salientou.
Elencou ainda a promoção do turismo sustentável, o apoio à modernização da agricultura e a dinamização do comércio local.
“A nossa missão para o futuro é clara: garantir um futuro próspero para Alijó assente na coesão social, na criação de oportunidades e no respeito pelas nossas raízes”, sublinhou o autarca social-democrata.
O PSD de Alijó também já anunciou que a lista para a Assembleia Municipal é encabeçada pelo coronel da GNR, na reserva, António Leal.
Em 2021, a coligação PSD/CDS-PP ganhou as eleições com 4.441 votos (59,99%) e cinco mandatos, contra os 2.285 (30,87%) votos no PS, que conquistou dois mandatos.
José Rodrigues Paredes é o primeiro candidato anunciado neste concelho do distrito de Vila Real às autárquicas 2025, que devem realizar-se em setembro ou outubro.