O capitão do Exército, José Sebastião Fernandes, é o novo comandante dos Bombeiros Voluntários de Bragança (BVB).

O militar, natural de Bragança, foi destacado do Exército pelo Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, em regime de comissão de serviço, isto é, a custo zero para a direcção dos bombeiros.

A nomeação de José Fernandes para os BVB constituiu um momento histórico, pois é primeira vez que um militar assume o comando de uma corporação de Bombeiros Voluntários.

Na hora de iniciar funções, José Fernandes garante que tem muita vontade de prestar um bom serviço, mas admite que não tem muita preparação para o cargo. \"Neste momento, ainda tenho um conhecimento muito superficial do serviço, mas com o tempo e com a minha experiência do Exército espero prestar um bom serviço à instituição\", sublinhou o graduado.

Em relação aos principais problemas da corporação, José Fernandes aponta o restauro das instalações e o recrutamento de mais voluntários para a corporação como as principais prioridades.

Uma novidade deixada pelo novo comandante é a aquisição de duas ambulâncias já no início do próximo ano 2005. \"Uma delas é do melhor que há a nível de equipamentos\", garante o capitão. Ao nível da emergência médica o serviço ficará complementado \"por uma excelente equipa voluntária mas profissional\", acrescentou.

Militar com \"perfil ideal\"
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Bragança, Jorge Nunes, a nomeação de José Fernandes é o resultado de um esforço conjugado entre a autarquia e a direcção da Associação Humanitária dos BVB.

O edil reconhece que o comando dos bombeiros, nestes últimos anos, \"tem estado fragilizado\" e acredita \"que um militar, com sentido de disciplina, organização e vontade seja o mais indicado para este cargo\".

Vencidos os obstáculos para o destacamento do capitão José Fernandes, Jorge Nunes acredita numa melhor estruturação e operacionalidade dos bombeiros bragançanos.

Além do comando dos soldados da paz, o graduado vai assegurar um cargo nas estruturas da Protecção Civil do município. Segundo o edil, mais do que um cargo \"será uma missão no plano municipal de emergência, porque é com os bombeiros que a Câmara tem que contar em situações de emergência\"



PARTILHAR:

Torgueda

Culpa da Ponte metalica