José Sousa (Macedo de Cavaleiros) sagrou-se hoje campeão nacional de maratona pela terceira vez, a segunda consecutiva, ao vencer a Maratona do Funchal, enquanto Célia Barbosa (Penafiel) conquistou o título feminino pela primeira vez, com recorde pessoal.

Nos masculinos, o 'trí' campeão José Sousa, que revalidou o título conquistado em 2023 e havia vencido pela primeira em 2019, superou a concorrência com relativa tranquilidade, após terminar com 02:21.41 horas.

Natural da Praia da Tocha, José Sousa, de 34 anos, superou a concorrência ao completar os 42,195 quilómetros com o registo provisório de 02:21.14 horas, à frente de André Costa (Casa do Benfica de Reguengos de Monsaraz), vencedor da edição de 2022, que gastou 02:25.51.

O pódio do campeonato nacional de maratona ficou completo com Carlos Papacinza (NCD Odemira), terceiro classificado, com o tempo de 02:26.34 horas.

Depois de ter vencido em 2019, ano em que a distância foi inferior à regulamentar por questões organizativas, José Sousa defendeu o título conquistado em outubro, na Maratona de Lisboa, com a vitória absoluta na nona edição da Maratona do Funchal.

Por seu turno, Célia Barbosa, de 37 anos, estreou-se no historial do Campeonato de Portugal de Maratona, com o registo provisório de 03:19.03 horas, seu recorde pessoal, à frente de Madalena Morgado (Sobreda), que completou a prova com o tempo de 03:24.06.

Ao início, estavam inscritos 41 atletas no Campeonato de Portugal de Maratona, porém, na passada sexta-feira, foi dada a oportunidade dos corredores continentais se inscreverem nesta vertente, o que elevou o número de participantes para 78 (66 homens e 12 mulheres).

Foto: FPA



PARTILHAR:

Cabeças de lista do Bloco de Esquerda a Bragança e Vila Real

Moreno quer Chaves a superar desafios internos na importante receção ao Rio Ave