A PSP identificou um jovem de 16 anos como presumível autor de vários actos de vandalismo em vários estabelecimentos comerciais do centro de Bragança, incluindo montras partidas e meia dúzia de assaltos a lojas.

Trata-se de um jovem órfão, natural de Torre de Moncorvo, considerado de risco, que está entregue à guarda da Casa de Trabalho Oliveira Salazar, uma instituição de Bragança que recebe jovens do sexo masculino, por determinação da Segurança Social.

Uma fonte ligada ao processo referiu ao JN que o jovem foge todas as noites da instituição que o acolhe, tem comportamentos violentos e é visto com frequência na cidade a fazer distúrbios. Segundo apurámos, o assunto está a ser acompanhado pelas autoridades competentes, que estão à procura de uma instituição em regime fechado que possa acolher rapaz. A Casa de Trabalho estará a aguardar a ordem do poder judicial para decidir o que fazer.

Jovem de risco

Segundo informações do comandante da PSP de Bragança, Amândio Correia, o jovem é considerado de risco e foi identificado como sendo o autor de estragos e assaltos a uma frutaria e às montras de uma drogaria e de uma sapataria. Será também o responsável por alguns actos de vandalismo em dezenas de automóveis, nomeadamente pneus furados.

A PSP já levou o jovem várias vezes à esquadra, assim como já foi ouvido a título informal pelo Ministério Público. O comandante da PSP pensa que o rapaz aparenta perturbações mentais e que tem falhas de memória, apesar de ter relatado com pormenor os seus actos. Amândio Correia admite que se trata de um problema complicado, uma vez que o jovem já completou 16 anos e é, por isso, responsável pelos seus actos e pelos quais poderá ser punido.

Este caso já não é da responsabilidade da Comissão de Protecção de Menores de Bragança, um concelho onde há 80 casos sinalizados de crianças em risco, sendo que a média é de dois casos por semana.



PARTILHAR:

Escola Camilo Castelo Branco

Terceira fase