A atual presidente da Câmara Municipal de Mirandela, Júlia Rodrigues, vai suspender o mandato na segunda-feira para encabeçar a lista às eleições legislativas pelo Partido Socialista (PS)por Bragança, confirmou a própria hoje à Lusa.

Júlia Rodrigues indicou que é Vítor Correia, segundo nome na lista autárquica, quem vai assumir as funções.

O cargo de vice-presidente tem sido rotativo ao longo do mandato, pelo que vai continuar a ser ocupado pelo atual vice-presidente, Orlando Pires.

A apresentação das candidaturas para estas eleições tem de ser formalizada até dia 07 de abril, segunda-feira, data limite também para suspender ou renunciar aos cargos que não se podem acumular.

A seguir na lista de Júlia Rodrigues está Rui Vilarinho, atual vice-presidente de Macedo de Cavaleiros.

Contactada, fonte da autarquia macedense indicou que deverá ser substituído nas funções por Sónia Salomé, vereadora e número três, mas que ainda não se sabe a data.

Segundo o Estatuto dos Deputados, são incompatíveis com o exercício do mandato de deputado à Assembleia da República os cargo de presidente e vice-presidente de câmara municipal, pelo que têm de suspender funções, podendo voltar ao cargo caso não sejas eleitos.

Em dezembro do ano passado, Júlia Rodrigues anunciou que não seria recandidata à presidência do concelho do distrito de Bragança nas eleições autárquicas.

A atual autarca ainda poderia candidatar-se a um terceiro e último mandato.

O anúncio foi feito através das redes sociais e confirmado à Lusa nessa altura pela própria.

Nas redes sociais, a autarca socialista disse acreditar que a renovação é fundamental e que “é hora de dar espaço a novas ideias e novas energias que impulsionarão o município para um futuro ainda mais promissor”.

A médica veterinária de 53 anos foi eleita a primeira vez em 2017. Foi também a primeira vez que o PS venceu para a Câmara Municipal de Mirandela.

Antes, foi deputada na Assembleia da República votada pelo círculo eleitoral de Bragança entre os anos de 2015 e 2017, na XIII Legislatura.

Nas anteriores eleições legislativas, em março do ano passado, Isabel Ferreira, de 51 anos, professora do ensino superior e cientista, foi a número um da lista dos socialistas brigantinos. Em janeiro, a deputada cessante formalizou a candidatura à câmara municipal de Bragança pelo partido.

Portugal vai ter eleições legislativas antecipadas em 18 de maio e a campanha eleitoral vai decorrer entre 04 e 16 do mesmo mês.

No último sufrágio legislativo, a Aliança Democrática (AD) no distrito de Bragança e elege dois deputados, Hernâni Dias e Nuno Gonçalves e o PS um, a Isabel Ferreira.



PARTILHAR:

CIM Douro preocupada com impacto das taxas Trump no negócio do vinho