Uma linha de contacto para trabalhadores sazonais portugueses na Holanda foi hoje lançada com o objectivo de acompanhar os problemas destes emigrantes, revelou à Agência Lusa José Xavier, responsável pela iniciativa.
José Xavier, membro do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) na Holanda, explicou que a linha de contacto (telefone número 070-4041768) está a ser divulgada nas associações de emigrantes, locais frequentados por portugueses e onde os trabalhadores sazonais costumam dirigir-se para pedir informações.
"A linha de contacto servirá para auxiliar e informar os portugueses", disse, acrescentando que, conforme as necessidades, as diversas situações serão posteriormente encaminhados às entidades competentes.
José Xavier, que é também presidente do Secretariado do Conselho Regional das Comunidades na Europa, sublinhou que a iniciativa tem igualmente como finalidade fazer "um levantamento dos principais problemas" dos portugueses que vão trabalhar temporariamente para a Holanda.
"Esta linha de contacto vai servir para que estes emigrantes sintam um apoio directo quando surgem problemas, nomeadamente administrativos", argumentou.
De acordo com José Xavier, não existe um registo oficial sobre o número de trabalhadores sazonais portugueses na Holanda, mas estima- se a existência de algumas centenas de pessoas.
Adiantou ainda que a agricultura e a construção civil são as principais actividades profissionais dos emigrantes sazonais