A serra do Larouco, em Montalegre, é o palco on-de decorre, desde o passado dia 31 de Julho, o Open Ibérico de Parapente, uma prova que serve de competição-teste para o Campeonato do Mundo de Parapente, em 2003, e que se prolongará até ao próximo dia 6 de Agosto.

Em competição estão cerca de 150 pilotos, em representação de 18 países, que competem em corridas com aterragem predefinida, acima dos 40 km. De entre as várias actividades existentes durante a semana que dura o Open Ibérico, para além da própria competição destacam-se também os baptismos de voo e alguns eventos de animação cultural ligados às festas do concelho de Montalegre.

Para além da componente desportiva, este evento pretende ser uma forma de atrair o turismo à região, ao mesmo tempo que garante uma animação diferente às populações locais. Tanto a pré- -competição como o próprio campeonato são encaradas como oportunidades ímpares para promover a Região do Alto Tâmega e Barroso, aproveitando a ocasião para a realização de uma variedade de eventos paralelos que visam dinamizar as competições.

A organização da competição está a cargo da Federação Portuguesa de Voo Livre, da Câmara Municipal de Montalegre e do Clube Papaventos. O evento conta ainda com os apoios da ADRAT, do INATEL, da Região Turismo do Alto Tâmega e Barroso, da Federación Aeronáutica Galega, do Concello de Xinzio de Limia e Castrelo do Vale, do INAC, do IGEOE, do INEM, do SNB, da FAP, entre outros.

O presidente da Federação Portuguesa de Voo Livre, António Gomes Cruz, garante que este Open Ibérico de Parapente \"constitui um ensaio-geral que nos permitirá assegurar um perfeito desempenho durante o campeonato do Mundo em 2003. Assim sendo, trata-se de uma etapa fundamental para que tudo corra pelo melhor daqui a um ano.\" No entender do líder federativo, estão reunidas todas as condições para que o Campeonato do Mundo de 2003, no Larouco, seja um dos melhores realizados até agora, bastando, para tal \"testar as estruturas organizativas e assegurarmo-nos de que nada irá falhar\". António Cruz congratula-se, ainda, pela escolha do Larouco para a realização do Campeonato do Mundo, acreditando nas potencialidades da região onde, para além da componente desportiva, \"é possível usufruir de uma paisagem única e de um ambiente natural sem paralelo\".



PARTILHAR:

Câmara acusa: água é «mal utilizada»

Costa Pereira é o novo Presidente