O presidente do Núcleo da Quercus de Vila Real, João Branco, acusa o Executivo da Câmara de Carrazeda de Ansiães de apoiar a construção da barragem do Tua para, com as compensações que receberá da EDP, poder «manter as clientelas e continuar a pagar jantaradas». O presidente da autarquia, Eugénio de Castro, contra-ataca dizendo que o dirigente sofre de \"fundamentalismo primário\" e fala do seu concelho \"sem o conhecer\".

João Branco aponta a mira da crítica ao Executivo social-democrata de Carrazeda, para que não o acusem de \"só criticar os autarcas socialistas (Alijó, Murça e Vila Flor)\". Portanto, \"aplica-se a todos os que defendem a barragem do Tua\". De fora fica o edil (PSD) de Mirandela, que é contra, tendo-se batido pela não - -construção e pela preservação da linha ferroviária.

O ambientalista diz ter constatado que Carrazeda \"tem perdido população e a economia está cada vez pior\". E como o autarca não conseguiu desenvolver o concelho \"por causa das suas políticas erradas\", agora, sem receitas, \"precisa do dinheiro da EDP para manter o estilo de vida do Executivo\". Mais \"Em troca, comprometem o desenvolvimento da região\", atira.

João Branco considera, até, que Carrazeda de Ansiães seria o concelho que \"mais teria a ganhar\" com a permanência da Linha do Tua. Isto desde que fosse construída uma plataforma turística na aldeia de Foz-Tua. \"Se não for assim, para que é que os turistas vão parar em Carrazeda? Nada, certamente\", sublinha.

Eugénio de Castro sorri às críticas de João Branco e questiona \"Onde é que andavam os ambientalistas há 20 anos, quando começou a ser discutida a barragem do Tua?\". \"Naquela altura é que a deviam ter contestado, não era hoje\", acrescenta. Defende que das cinco autarquias abrangidas pelo empreendimento hidroeléctrico \"nenhuma tem responsabilidades na sua localização\".

Entretanto, foi lançada, ontem, uma petição na Net em defesa da linha, por um movimento cívico que defende a classificação da via-férrea como monumento nacional. A petição está disponível em http//www.petitiononline.com/tuaviva/petition.html.



PARTILHAR:

Função do impacte ambiental

Assaltos na Bemposta