O livro “Bragança. Das Origens à Revolução Liberal de 1820”, editado pelo Município de Bragança aquando da comemoração dos 555 anos, a 20 de fevereiro de 2019, foi premiado pela Graphis em Nova Iorque.

Desenhado pelo estúdio OOF Design e com coordenação de Fernando Sousa, a obra foi distinguida, no dia 25 de julho, em Nova Iorque, com um prémio Graphis. Atribuídos anualmente desde 1952, os galardões premeiam os melhores projetos de design, fotografia, ilustração e publicidade de todo o mundo.

A categoria “Design Annual” integra a competição da Graphis que premeia anualmente trabalhos reveladores de especial talento na categoria de design gráfico. O projeto de design inspira-se no modo de navegação numa página web, sendo facilitada através de um índice lateral e da hierarquia com que os conteúdos estão organizados.

Em termos de conteúdo, o livro trata da história do concelho de Bragança desde os seus primórdios pré-históricos até à Revolução Liberal de 1820, sendo resultante de um trabalho conjunto entre o Município de Bragança e o Centro de Investigação CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade.

Cumprindo todos os critérios hierárquicos de uma publicação científica, o livro é, ainda, um objeto com um grande valor simbólico para os transmontanos. Ilustrado com quase 500 fotografias e documentos históricos, a publicação transforma-se álbum que revela o território e o seu património em todo o seu esplendor.



PARTILHAR:

A indústria da seda em exposição

Associação A2000 compra Colégio Salesiano de Poiares