Os municípios da região do Baixo Sabor (Moncorvo, Alfandega da Fé, Mogadouro e Macedo de Cavaleiros) assinam, hoje, a escritura pública que dará a origem à constituição da Associação de Municípios do Baixo Sabor (AMBS).

O acto não foi marcado ao acaso para esta data, já que serve igualmente para assinalar o Dia Mundial de Combate à Desertificação e Seca.

Ao que o JN apurou, a AMBS tem como objectivo lutar pela construção da barragem do Baixo Sabor e participar na gestão do Fundo Ambiental previsto na Declaração de Impacte Ambiental.

Segundo Aires Ferreira, presidente do município de Torre de Moncorvo, o Fundo Ambiental é constituído por 3% do valor da produção anual de energia e será gerido por uma comissão tripartida composta pelo Ministério do Ambiente, organizações não governamentais ligadas ao Ambiente e um representante das autarquias. Desde já a AMBD se constitui como parceiro desse fundo de gestão.

\"A partir do momento em que a associação tenha existência jurídica já ninguém fala cada um por si,\" salienta Aires Ferreira.

De momento, a construção da Barragem do Baixo Sabor está dependente da análise de uma queixa apresentada na União Europeia pela Plataforma Sabor Livre, face à alegada \"destruição\" de um local que pertence à Rede Natura 2000.



PARTILHAR:

«Nunca é tarde para aprender»

1700 hectares de vinha