O secretário de Estado das Florestas, Luís Pinheiro, inaugurou ontem a Casa do Lavrador, em Bragança, uma espécie de «loja do cidadão» destinada aos agricultores. O imóvel foi construído pela câmara local, com o apoio da Rota da Terra Fria.

A estrutura, única no país, orçada em 850 mil euros vai concentrar serviços de apoio ao agricultor, \"o que se traduzirá mais organização ao sector agrícola da região\", afirmou o presidente da autarquia, Jorge Nunes.

O espaço está equipado com várias valências, entre as quais um auditório, salas de formação, um restaurante e um espaço de promoção e venda de produtos tradicionais. Segundo Jorge Nunes, os \"inquilinos\" vão pagar à autarquia um preço simbólico pelo espaço, que diverge conforme a área ocupada.
Ao todo são cerca de 7 mil metros quadrados, incluindo espaços exteriores e parque de estacionamento que serão postos ao serviço da lavoura.

O secretário de Estado das Florestas gostou do que viu e classificou a Casa do Lavrador como \"o reconhecimento da autarquia pelo enorme papel dos agricultores na preservação do ambiente, da paisagem e do mundo rural\".

Funcionalmente, a Casa do Lavrador está dividida em duas unidades. Por um lado existe a Loja de Produtos Certificados e a Unidade de Restauração. No que toca aos espaços associativos, está repartido em três áreas: Centro de Documentação, auditório, salas de formação e espaço de atendimento aos agricultores.

A par desta obra, e como forma de a complementar, a câmara está já a projectar um Touródromo, destinado às \"chegas de bois\", bem como o regresso das Feiras de Gado, que há alguns anos não se realizam em Bragança. Esta tem sido, aliás, muito reivindicada pelos agricultores, que têm de se deslocar a Chaves para fazer os seus negócios.



PARTILHAR:

Vila Real com 10.833 hectares

Vitima com 30 anos