A determinação dos poucos habitantes do isolado lugar do Souto, concelho de Mogadouro, fez com que naquele povoado encaixado em pleno vale do rio Sabor visse nascer o primeiro lugar de culto alguma vez existente.

A história começa há um ano, quando um grupo de moradores realizou naquele local, após sugestão do bispo da diocese, a primeira missa de que há memória por aquelas recÎnditas paragens.

A partir desse dia a devoção a Santo António, padroeiro local, veio ao de cima e a obra nasceu. Foi construída uma capela na pequena localidade. De início, dinheiro não havia para a colocação da primeira pedra, no entanto um pequeno grupo de habitantes meteu mãos à obra e realizou um peditório pelas aldeias vizinhas, no intuito de fazer crescer a capela. De momento, o imóvel está em \"grosso\" e já com telhado.

\"Quando começamos a pensar na construção da capela, os custos eram incomportáveis para tão pouca gente. As ajudas começaram a chegar e a capela foi crescendo\", avançou Angélica Bastiana, uma das mentoras da iniciativa.

A Câmara de Mogadouro começou por contribuir com 2,5 mil euros, a mão-de-obra foi gratuita bem como alguns materiais de construção, apurou o JN.

\"Agora, já temos dinheiro para comparar portas, janelas, o altar e o santo\", disse, com um sorriso no rosto, aquela moradora.

Apesar de ser um povoado agrícola onde o olival e o amendoal são fonte de riqueza para algumas famílias do concelho de Mogadouro, o Souto, na década de 50 do século passado, chegou a ter cerca de uma centena de habitantes. Porém, a falta de condições levou à demanda dos seus habitantes e à procura de melhores condições de vida.

Após o anúncio da construção da barragem do Baixo Sabor, há quem comece a reconstruir e construir casas, no intuito de transformar aquela local numa aldeia turística, já que a água da albufeira da barragem vai ficar a uns escassos 200 metros do local.

A cerca de três quilómetros daquela localidade é bem visível o estado de abandono existente nos lugares do Santo André e da Roca. \"Ali já não vive ninguém, o vandalismo tomou conta dos imóveis da aldeia\", avançam os moradores vizinhos.

\"Eu não tenho dúvidas, com a construção da barragem, aqueles lugares vão ter aproveitamento turístico devido a beleza da paisagem e à sua calma\", garantiu Angélica Bastiana.

Agora o sonho é que, em Agosto de 2009, a capela seja inaugurada na presença dos moradores que partiram para outras paragens.



PARTILHAR:

De centro da natureza a miradouro

«Em nada dignifica o produto»