A Semana Cultural Açoriana, que está a decorrer na Casa dos Açores até ao próximo sábado, debruçou-se quarta-feira em temas que se prendem com os luso-descendentes. E, contrariamente ao que vulgarmente se chega a pensar, os jovens parecem estar muito mais receptivos às suas raízes.

José Carlos Teixeira, professor da Universidade de Toronto, revelou, na quarta-feira, alguns dados recolhidos para um livro que está na fase final e que fez em colaboração com Armando Oliveira, da Universidade Moderna. Aquele catedrático luso-canadiano acaba por desvalorizar a ideia de que os pais portugueses não apoiam os filhos na prossecução de cursos universitários.

À pergunta sobre a atitude dos pais em relação ao prosseguimento dos estudos, 85% dos jovens - 300, dos 16 aos 34 anos - disseram que os pais sempre os apoiaram. A resposta, obtida em Toronto é ainda ultrapassada pelos interrogados na cidade de Montreal, onde 90% deram a resposta de que \"sempre foram encorajados pelos pais\".

A falar no quarto dia da Semana Cultural Açoriana, desde domingo passado, com salas cheias, José Carlos Teixeira debruçou-se sobre o tema \"Em busca de uma identidade\", que vai de encontro, de resto, ao tema genérico da Semana Cultural. Quando interrogados sobre a sua própria auto-definição quanto à identificação cultural, 31% disseram ser portugueses e canadianos, 25% só portugueses, 14,1%, açorianos e canadianos e 13% só canadianos. Quando à retenção da Língua Materna, 2/3 disseram ter bom conhecimento do Português.

O livro em causa vai ser editado nos primeiros meses de 2003.

Anteriormente, Aida Baptista, Leitora de Português na Universidade de Toronto, fez uma palestra toda ela virada, também, para uma certa mudança que se está a operar na aproximação dos mais jovens às suas próprias raízes.

Hoje, quinta-feira, na Semana Cultural Açoriana, a palestra será proferida por Vasco Garcia, Reitor da Universidade dos Açores sobre \"A Investigação Cientifica e o Futuro dos Açores\". Os luso-descendentes voltam a estar em foco na sexta-feira, numa mesa redonda com jovens luso-canadianos sobre a temática \"In search of a Heritage\".



PARTILHAR:

Portugueses de London querem representação consular

Constituída a 14 Dezembro