Sirene a tocar, lágrimas, revolta, palmas, fardas depositadas no chão. Uma tarde emotiva e de protesto na despedida de Manuel Gouveia, primeiro comandante dos Bombeiros Voluntários de Peso da Régua. A Direcção decidiu não lhe renovar o mandato .

Eram 19 horas quando Manuel Gouveia e mais algumas dezenas de bombeiros colocaram no chão, à entrada do quartel, as suas fardas. Momento simbólico que comoveu homens solidarios com o seu comandante. A sirene do quartel foi acsionada e viveram-se momentos de confusão. O alvo do protesto eram os dirigentes da associação.

Fora do quartel, cerca de uma centena de pessoas batia palmas ao primeiro-comandante, que depois seria abraçado, um a um, pelos seus homens.

Marco Pereira, 28 anos, foi um dos bombeiros que depÎs a farda. \"Estou muito triste, tenho dez anos de bombeiro. Foi uma falta de respeito para um homem que sabe comandar como ninguém\".

Acácio Fonseca, segundo-comandante, também está demissionário e garante que \"90% da corporação está com Manuel Gouveia. A partir da meia-noite de hoje[ontem], os bombeiros estão sem comando\"

Manuel Gouveia manifestou, ao JN, a sua mágoa. \"Depois de 40 anos , deixar esta casa, que foi a menina dos meus olhos, assim de uma hora para hora, é duro. As direcções não são donas dos bombeiros, mas sim o corpo activo. Houve má vontade da Direcção\", salientou

Apesar de contrariado com a situação, continua declarar a sua disponibilidade \"Enquanto esta casa precisar de mim, estou pronto a ajudar no que for preciso. Agora, maltratado é que não! Que dizer de uma Direcção que não vem ao quartel há três meses?\" .

Recorde-se que a ruptura aconteceu quando a Direcção enviou uma carta lembrando que o comandante Manuel Gouveia completou 65 anos, \"atingindo o limite máximo para permanecer no quadro de comando\". Em reunião de 5 de Setembro passado, e por unanimidade, decidiram que o tempo de Manuel Gouveia chegava ao fim, não renovando o cargo de comando.



PARTILHAR:

Voto de protesto

Indemnização polémica