Autarquia macedense e DECO estabelecem protocolo na tentativa de procurarem auxiliar os consumidores do concelho, sobretudo, os mais desprotegidos, assegurando aconselhamento gratuito.

 

O protocolo para a constituição do Gabinete de Defesa do Consumidor e Sobreendividado foi constituído na passada quinta-feira em Macedo de Cavaleiros. Com este gabinete a autarquia prevê o atendimento diário por técnicos do município, no entanto, poderá contar também, de dois em dois meses, com a presença de técnicos da DECO.

De acordo com a autarquia, esta é “mais uma medida de apoio focada nos mais desprotegidos”. “O foco na qualidade de vida da população é a nossa tónica de atuação. Esta medida junta-se a muitas outras que têm sempre o objetivo apoiar os mais desprotegidos e os mais necessitados”, afirmou o vice-presidente da câmara municipal, frisando que se trata de “construirmos uma sociedade mais equilibrada socialmente”.

A formalização do protocolo e o reforço da presença da DECO é defendida por Carlos Barroso com “a necessidade de protegermos, principalmente, a população idosa, que está mais exposta e vulnerável a técnicas agressivas de venda, acabando muitas das vezes por subscrever serviços de que não necessita ou a duplicá-los”, acrescentando o autarca que, a partir de agora, “passa a dispor de uma ajuda gratuita da DECO e da autarquia”.

Já o Coordenador Regional do Norte da DECO referiu que a constituição deste gabinete “faz parte da política de proximidade ao consumidor que já vínhamos tendo em Macedo” e que, segundo André Ribeiro, “numa partilha de vontades entre a câmara e a DECO, decidimos reforçar e promover uma presença mais assídua”.

A intervenção da Associação de Defesa do Consumidor vai exercer nas áreas da “Formação dos técnicos da Câmara no atendimento” e da “Presença programada dos nossos técnicos, seja para a defesa do consumidor, seja para a defesa do consumidor sobreendividado, e não só em informação como mediação e formação com os diferentes agentes para, em conjunto, ajudarmos a construir consumidores informados”, esclareceu o responsável da DECO.  

O Gabinete de Defesa do Consumidor e Sobreendividado estará disponível nos serviços de Ação Social do município macedense nas Piscinas Municipais, diariamente, entre as 9  e as 16 horas.

 

 



PARTILHAR:

Marcelo planta árvore "símbolo de resistência e resiliência" de Portugal

Teatro de Bragança homenageia Companhia Nacional de Bailado