Investimento de 661 mil euros, a concretizar ao longo de 2019 e 2020, visa um posto moderno, dotado de todas as comodidades, que será ampliado e alvo de uma “requalificação total”, inclusive a “nível estrutural”.

 

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros assinou esta sexta-feira, dia 11 de janeiro, o Contrato de Cooperação com a Administração Interna que irá permitir reabilitar o quartel da Guarda Nacional Republicana (GNR). A obra, orçada em 661 mil euros e a realizar ao longo de 2019 e 2020, será financiada na íntegra pelo Ministério da Administração Interna, cabendo à autarquia macedense a execução do procedimento administrativo de concurso e obra.

A assinatura do contrato teve lugar no Salão Nobre da autarquia macedense pelas 18 horas, tendo contado com a presença do secretário de Estado das Autarquias Locais. No final da cerimónia, Carlos Miguel garantiu à Comunicação Social que o “Governo tem-se esforçado em todo o país para criar melhores condições para aqueles que têm por função assegurar a segurança das pessoas poderem melhor trabalhar”. No caso concreto de Macedo de Cavaleiros, o entrevistado referiu “que assistimos aqui, hoje (sexta-feira), a uma parte dessa finalidade, desse trabalho e dessa prioridade que o Governo tem, que é dotar o quartel da GNR de melhores condições, de forma a que aqueles que ali trabalham todos os dias, tenham melhores condições para olharem pelas pessoas”, sublinhando não só a importância deste protocolo como também o facto do mesmo ser celebrado “em parceria” com a Câmara Municipal. “O país por muito pequeno que seja, é muito grande para ser a Administração Central a cuidar de tudo”, testemunhou o secretário de Estado das Autarquias Locais, esclarecendo que, apesar de “esta ser uma competência da Administração Central”, a parceria com a autarquia macedense é feita “não para a câmara suportar o custo da obra, mas para ser ela a cuidar da própria obra com o dinheiro da Administração Central”.

Quanto ao edil macedense, apesar de não adiantar uma data para o começo das obras, até porque a empreitada terá de ir, antes, a concurso, não se manifesta preocupado com a possível falta de propostas, até porque acredita que com o aumento de 40 por cento (%)interessados não faltarão. “Houve um acréscimo bastante significativo da verba disponível de 40%, cerca de 190 mil euros sobre o valor inicial (o que totaliza os 661 mil euros) e isso dá algum conforto aos empresários que queiram candidatar-se à obra”, declarou Benjamin Rodrigues que reitera tratar-se de um investimento a 100% da tutela. “É o Ministério da Administração Interna que vai fazer o pagamento da obra na totalidade e penso tratar-se de um valor adequado que permitirá fazer uma obra condigna”, frisou o presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, asseverando que o atual quartel da GNR será ampliado e alvo de uma “requalificação total”, inclusive a “nível estrutural”.

Em standby desde 2015 e apesar de esta ser uma renovação há muito prevista e há, ainda, mais tempo ambicionada, certo é que o “novo” posto da GNR deverá estar pronto até ao final de 2020. Entretanto e durante os próximos dois anos, enquanto a empreitada estiver a pleno vapor, os militares da GNR poderão ser alocados em algumas infraestruturas espalhadas pela cidade. “Temos vários locais onde a GNR poderá funcionar, temos, por exemplo, instalações no Estádio Municipal, no Parque de Exposições, no edifício Piaget, enfim, existem uma série de alternativas que poderemos utilizar”, elucidou Benjamin Rodrigues, salientando, no entanto, que essa será uma decisão que será tomada conjuntamente “com as autoridades”.

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Primeiro Instameet "Arte Pública" é em Trás-os-Montes

CDS questiona Governo sobre ponte rodoviária na EN2