O município de Macedo de Cavaleiros informou hoje que vai comprar um depósito para minimizar a falta de água nesta cidade do distrito de Bragança e também encomendar um estudo para apurar as causas do problema.

As falhas no abastecimento têm gerado protestos dos munícipes, nomeadamente nas redes sociais, o que levou a câmara municipal a fazer hoje um comunicado à população a dar conta das diligências em curso.

O concelho de Macedo de Cavaleiros surge há vários anos nos indicadores nacionais como o que mais perdas de água tem devido a fugas no sistema de distribuição, com a autarquia a reconhecer, no comunicado, que “tem já muitos anos e, ao longo de décadas, pouco ou nenhum investimento recebeu na sua modernização”.

O município dá conta de que “tem vindo a acompanhar com especial atenção os sucessivos problemas de falhas no abastecimento de água que se têm verificado em alguns pontos da cidade, em particular na denominada 'parte alta' de Macedo de Cavaleiros”.

“Não obstante os esforços desenvolvidos pelos técnicos e funcionários municipais, muitas vezes abdicando do seu descanso semanal para ir para o terreno procurar identificar os pontos de fuga e reparar condutas onde se registem perdas de água, o problema não tem tido uma resolução fácil e duradoura, como era nosso desejo”, refere no comunicado.

Para “minimizar o mais possível os impactos para os munícipes, em particular num período de verão e em que a falta de água se torna mais problemática”, o executivo camarário decidiu “no imediato proceder à aquisição de um depósito de água”.

A decisão foi tomada na reunião de câmara de hoje e visa “reforçar a capacidade de armazenamento nesta zona da cidade e, deste modo, minorar possíveis falhas no abastecimento de água”.

O município decidiu também contratar “uma empresa especializada na deteção de fugas para identificar todos os pontos onde possam existir ruturas de condutas que necessitem de ser substituídas com urgência”.

A autarquia vai ainda “proceder, com caráter de urgência, à contratação de mais funcionários para os serviços municipalizados de água, para assim melhorar a capacidade de resposta e reparação de condutas em caso de falhas no abastecimento provocadas por ruturas no sistema de abastecimento”.

O executivo municipal informou que irá também reunir na terça-feira “com os técnicos da Águas do Norte, para com eles encontrar os motivos que podem estar a causar as falhas e assim perceber se se trata apenas de ruturas nas condutas de água, falhas no abastecimento ou, eventualmente, se existem consumos indevidos e ilícitos de água e que ainda não estejam identificados”.

A autarquia pede “compreensão” aos munícipes e deixa a garantia de estar a fazer “tudo para detetar a verdadeira origem do problema e proceder à sua resolução no mais curto espaço de tempo”.

O problema do concelho não se prende com a falta de água, já que Macedo de Cavaleiros tem das maiores reservas de água do Nordeste Transmontano na barragem do Azibo.

Ao longo dos últimos anos este lago artificial, conhecido pelas praias fluviais, tem abastecido vários concelhos em períodos de seca, quando falham as reservas locais e é necessário recorrer a camiões cisterna para encher os depósitos.

Foto: António Pereira



PARTILHAR:

Autarquia de Boticas assegura distribuição de correio em 23 aldeias

Chaves volta a receber espanhóis no primeiro fim de semana de fronteiras abertas