Roberto Leal, Jorge Pereira, Fernanda Pires, Artur Araújo, Agrupamento 602, Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado e a Congregação dos Marianos da Imaculada Conceição foram as personalidades e instituições homenageadas.

 

O município de Macedo de Cavaleiros homenageou ontem, a 29 de junho, personalidades e instituições do concelho. O dia era de Feriado Municipal, em honra de São Pedro, e, por isso, dia de festa em Macedo de Cavaleiros. De entre as diferentes atividades previstas, tais como a Eucaristia, Procissão, a cerimónia anual dos Bombeiros Voluntários e o cortejo de viaturas, todas se realizaram no Dia do Município. Esta quinta-feira, em modo de celebração, afirmou-se, sobretudo a resiliência dos macedenses, a quem a edilidade agradeceu.

Autarquia e assembleia destacaram aqueles que, “por força do seu trabalho, de cariz particular ou público, contribuem para uma economia mais forte ou uma sociedade melhor, mais equilibrada e justa”.

No Centro Cultural, a partir das 17 horas, a Câmara Municipal, no quadro do regulamento das distinções honoríficas do concelho, atribuiu a Medalha de Honra do Município a duas instituições religiosas. Foram elas as Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado e a Congregação dos Marianos da Imaculada Conceição, da Comunidade de Balsamão.

Já a Assembleia Municipal destacou 5 categorias, com a atribuição da Medalha de Mérito Municipal. Assim, no âmbito do “Desporto, Cultura e Artes”, o homenageado foi, apesar de não ter conseguido marcar presença, António Joaquim Fernandes, mais conhecido como “Roberto Leal”. Na área do “Empreendedorismo e Atividades Económicas”, Jorge Manuel Monteiro Pereira dos Armazéns da Santa, Mercearias, SA viu o seu trabalho ser reconhecido. Na vertente da “Ação Social e Associativismo”, o Agrupamento 602 do Corpo Nacional de Escutas de Macedo de Cavaleiros foi o justo vencedor. Enquanto na “Atividade Académica e Científica”, Fernanda Maria Pires Ledesma foi a eleita. Por fim, enquanto “Personalidade que se destacou em diversas causas relevantes para a comunidade”, Artur Osório Morais de Araújo foi o consagrado no dia de ontem.

 O edil macedense, durante a sua intervenção, reiterou que Macedo de Cavaleiros ultrapassa as fronteiras geográficas do concelho. “Estamos aqui, orgulhosamente aqui, no meio de Trás-os-Montes, mas muitos de nós estão no mundo. Não é por isso que deixam de ser Macedenses, porque esta nossa Terra não é só terra. É a forma de estar e de sentir das nossas gentes. A modernidade inventou agora a palavra Resiliência. Sem a proferirmos, já há muito a vivíamos”, proferiu Duarte Moreno, num discurso emocionado. Referindo-se a uma história “de criação e de resistência, de respeito pelo outro e de respeito próprio”, o autarca acrescentou que “nunca ninguém nos deu nada, por isso tanto valorizamos aquilo que é nosso”, acrescentando, ainda, em forma de aviso, que “nos dias de hoje, no mundo que vivemos, desafios não faltam, assim como, quem nos queira adormecer e amolecer. Entregar-nos a um fatalismo que nos pode exaurir do nosso património interior, não fará de nós melhores”.

Duarte Moreno reafirmou, também, o caminho de desenvolvimento e crescimento de Macedo de Cavaleiros, reforçando o orgulho das gerações “alimentado por uma autoestima bairrista, mas planeada, com visão”, evidenciando “Macedo de Cavaleiros como uma terra de oportunidades; terra onde todas as condições estão diariamente a ser criadas para que todos possam agarrar as suas oportunidades”.

 



PARTILHAR:

Patuscada do Caracol com música ao vivo

Equipa técnica vai avaliar consequências de vandalismo ocorrido no Côa