A Polícia Judiciária (PJ) de Vila Real anunciou, esta segunda-feira, a detenção de cinco homens, por suspeitas de envolvimento na posse, transformação e comercialização de armamento proibido.

As detenções foram realizadas no decorrer de acções realizadas nas zonas de Amarante, Fafe, Vila Pouca de Aguiar, Mirandela e Vila Real. As investigações decorriam «há alguns meses».

Um dos indivíduos detidos, diz a PJ, em comunicado, estaria «há muito relacionado com criminalidade violenta e organizada na região norte e que teria ligações ao estrangeiro, designadamente à Suíça e a Espanha, na obtenção das armas e munições, cujo transporte por via terrestre se processaria sem grandes entraves».

Armas: GNR de Vila Real já deteve 27 pessoas este ano

Padre Guerra com termo de identidade e residência

Durante as investigações, foi apreendido um forte arsenal: duas pistolas de calibre 9 mm, três revólveres de calibre 38, quatro revólveres de calibre 32, três pistolas de calibre 7,65 mm, um revólver de calibre 22, cinco pistolas semi-automáticas de calibre 6,35 mm, três pistolas semi-automáticas, transformadas, com o mesmo calibre, três armas de alarme, de gás transformáveis em armas de fogo, seis espingardas caçadeiras, duas carabinas de bala para caça grossa, cerca de 8 mil munições diversas, dezenas de carregadores de vários tipos, peças e componentes de armas de fogo. Foram também apreendidos um aerossol, dispositivos de gravação e falsificação de armas de fogo, duas viaturas, vários telemóveis, 5 mil euros em dinheiro e documentação diversa.

Os detidos, com idades entre os 39 e 63 anos, vão ser presentes a interrogatório judicial.



PARTILHAR:

Crime no Centro de Mirandela

Bombeira estagiária orgulhosa