Foi assinado, ontem, no Governo Civil de Vila Real, o protocolo que vai permitir a entrada em funcionamento imediato da Unidade de Cuidados Continuados de Ribeira de Pena, com capacidade para 17 utentes.

Trata-se de uma parceria entre a Santa Casa da Misericórdia e a Autarquia locais, a Administração Regional de Saúde do Norte e a Segurança Social, cujo investimento total ascendeu a um milhão de euros. A instituição tem mais de 170 utentes em lar, centro de dia, apoio domiciliário, e outros 100 em creche, infantário e ocupação de tempos livres

O provedor João Pereira disse que \"não vai ser fácil levar a cabo esta missão\", dadas as enormes exigências relativas às condições e ao corpo técnico, com o Estado a pagar apenas 47 euros por utente de contrapartida\".

Rui Santos, responsável pela Segurança Social no distrito, por seu lado, considera que \"a comparticipação foi alvo de um consenso com a União das Misericórdias e, com rigor na gestão, é suficiente\".

Aquele responsável lembrou que \"até meados de 2008 abrirão também unidades do género em Peso da Régua, Alijó, Vila Real, Sabrosa e Mesão Frio, estando em estudo ainda a abertura de uma unidade em Montalegre\".

Conjuntamente com as já existentes em Murça e Vila Pouca de Aguiar, o objectivo é garantir 165 camas nesta valência em todo o distrito de Vila Real.



PARTILHAR:

Falta de médicos «pára» VMER

O negócio da saúde