O número de turistas que visitou o posto de turismo do Alto Tâmega e Barroso, em Chaves, ultrapassou os 14 mil em 2024, mais 17% do que no ano anterior, foi hoje anunciado.

A Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT) disse, em comunicado, que os meses de maior afluência foram julho (2.075 visitantes), agosto (2.701) e setembro (1.726).

Os visitantes foram maioritariamente portugueses (57,7%), seguindo-se 20,9% de turistas espanhóis e 9,9% oriundos de França, e a faixa etária predominante foi a dos 40-50 (40,9%), seguida da dos mais de 60 anos (38,2%). Estes visitantes procuraram principalmente os produtos turísticos: cultural (53,1%), Estrada Nacional 2 (27,3%) e termal (3,8%).

O posto de turismo que serve os seis municípios do Alto Tâmega e Barroso (Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar) e abriu portas em setembro de 2020.

A par das atividades realizadas dentro do PTAT, a Região foi, ainda, promovida em várias feiras nacionais e internacionais com o stand da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT), como: Feira Gastronómica do Porco de Boticas, Feira do Fumeiro de Montalegre, Feira dos Sabores de Chaves, Bolsa de Turismo de Lisboa, Xantar – Feira Internacional de Turismo Gastronómico em Ourense e Feira Internacional de Turismo do Interior em Valladolid.

De realçar que, no presente ano de 2025, para além destas feiras, a CIMAT marcará também presença na Feira Internacional de Turismo em Madrid (de 22 a 26 de janeiro) e na XXV Feira do Folar de Valpaços.



PARTILHAR:

Desportivo de Chaves empresta Kusso à Sanjoanense

Autarca de Boticas acusa empresa de entrar em terrenos sem permissão