Atletas de uma dezena de nacionalidades participaram no Granfondo, Mediofondo e Minifondo. E até os mais novos não foram esquecidos com uma prova concebida exclusivamente para eles, o Granfondo Kids.

 

Decorreu no domingo, dia 15 de julho, a segunda edição do Bragança Granfondo. Foram cerca de 1600 ciclistas oriundos, na sua grande maioria, de Portugal e Espanha. Houve, ainda, atletas de outras nacionalidades, no entanto, em menor número, como brasileiros, belgas, franceses, italianos, suíços, albaneses e venezuelanos.

Como aconteceu no ano transato, o pelotão partiu da cidade de Bragança com destino ao Parque Natural de Montesinho, onde passou por diversas aldeias do concelho, entre as quais Rio de Onor, eleita uma das 7 Maravilhas de Portugal, tendo, atravessado, depois, a fronteira rumo à vila espanhola de Puebla de Sanabria.

Divida em três modalidades diferentes, Granfondo com 157 quilómetros, Mediofondo com 104 quilómetros e Minifondo com 66 quilómetros, a prova transfronteiriça não deixou os mais novos de parte, desenvolvendo um pequeno traçado, dividido, em escalões etários para os 80 pequenos aspirantes a ciclistas que quiseram, assim, marcar presença. De acordo com Manuel Zeferino, CEO da Bikeservice, entidade responsável pela organização deste tipo de provas que acontece um pouco por todo o país, o Granfondo Kids é uma iniciativa que tem como principais objetivos educar e incutir aos mais pequenos a prática desportiva, promovendo, assim, um estilo de vida saudável.

A par das provas de ciclismo, teve lugar uma Caminhada Solidária, cujos lucros reverteram, na sua totalidade, em prol da Casa do Trabalho Dr. Oliveira Salazar. Esta iniciativa contou com a participação de, aproximadamente, 100 pessoas, que percorreram cerca de oito quilómetros.

O atleta do dia foi, sem dúvida, o português antigo campeão da Europa e do Mundo em BTT, Tiago Ferreira, que venceu o Bragança Granfondo com um impressionante avanço em relação aos seus seguidores mais diretos. O ciclista profissional, que se isolou aos 20 quilómetros e conquistou o primeiro lugar de forma tranquila, revelou ter ficado encantado com a região e promete regressar já no próximo ano.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Bragança, depois de completar na edição de 2017, o Minifondo, havia lançado a si próprio o desafio de cumprir os 104 quilómetros do Mediofondo, tendo conseguido alcançar a meta e realizar, assim, nas suas palavras, o “objetivo traçado”. “A prova correu bem, confesso que foi um bocadinho dura para mim, são muitos quilómetros, eu não consigo ter a preparação que outros participantes têm, até porque não tenho tempo para treinar, de qualquer forma, tinha este objetivo traçado e, felizmente, consegui chegar ao fim”, declarou Hernâni Dias, logo após a cerimónia de entrega dos prémios, concretizando, no final, um “balanço bastante positivo” de todo um evento que, para além de ter crescido, se tem consolidado em termos de organização.

 

GALERIA FOTOGRÁFICA EM: https://www.diariodetrasosmontes.com/fotogaleria/braganca-granfondo-2018

 



PARTILHAR:

Português oferecido no currículo de 25 países e Governo quer aumentar

Triunfo de Ricardo Gil Santos no Grande Prémio de Saltos