O dia Nacional do Guarda-florestal, uma efeméride assinalada desde 1990, foi comemorado em Montalegre, por mais de mais de quatrocentos profissionais.

O evento, que teve lugar no passado dia 25, na Cooperativa Agrícola, contou com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Bianchi de Aguiar, que justificou a sua vinda como prova do \"apreço\" que o Governo tem pelos guardas florestais. \"A comemoração deste dia é uma questão de justiça para lembrar aqueles que durante todo o ano desempenham tarefas difíceis\", disse o governante, destacando o trabalho que tem vindo a ser feito por estes profissionais na sensibilização da população escolar para os valores da floresta e da sua defesa contra incêndios.

Por seu turno, o director-geral das Florestas, António Sousa Macedo, frisou o \"valor\" destes profissionais, tendo em conta que têm sido eles a \"face visível\" da aplicação da política florestal, enfrentando, muitas vezes, \"situações de incompreensão\" no diálogo com os povos e \"colocando em risco\" a própria vida na defesa da caça e da floresta.

Considerando que este encontro serve também para algumas reflexões, durante o seu discurso, António Sousa Macedo defendeu ainda que, \"para uma maior eficácia e modernização\" da Administração Pública Florestal, terá que existir \"um esforço de rentabilização dos seus efectivos e uma concentração de esforços nas áreas mais sensíveis e prioritárias, bem como na formação profissional e na reciclagem regular de mestres florestais em áreas técnicas, de legislação e policiais\". O rejuvenescimento do Conselho Nacional de Guardas Florestais, através do recrutamento de novos quadros e a melhoria dos equipamentos utilizados, incluindo os informáticos, foi outro ponto destacado pelo director-Geral das Florestas para contribuir para uma maior eficácia da gestão florestal.

A comemoração do dia Nacional do Guarda Florestal incluiu também um almoço de confraternização, que decorreu num dos restaurantes da vila barrosã.



PARTILHAR:

Formação sob suspeita

Centro histórico tem plano aprovado