Romain Jandrot, Sérgio Monteiro e Cajó fizeram as delícias dos amantes das duas rodas no stunt riding este fim de semana, mas foi o passeio motard de sábado à noite que trouxe à memória coletiva brigantina a glória de outros tempos.
Teve lugar nos dias 12, 13 e 14 de agosto, a XXVI Concentração Internacional de Bragança. O evento, que marca há quase três décadas o mês de agosto na capital nordestina, começou sexta-feira com uma demonstração de Karaté Kempo Chinês, seguindo-se o já habitual show de stunt riding com o francês Romain Jandrot, Cajó e em Moto 4, Sérgio Monteiro a fazer dupla com Filipe Rebelo. Depois, teve lugar o espetáculo musical a cargo do grupo Nikkilouder, encerrando a noite com o tão aguardado striptease.
Sábado, o dia mais forte, começou logo depois de almoço com a IX Prova de Arranques de Motorizadas de “Fabrico Nacional” e “Mini Hondas”. Com o calor a apertar e os motards a refrescarem-se com umas “fresquinhas” junto ao bar patrocinado pelo Petrotuela, os ânimos exaltaram-se, sobretudo, entre o público masculino, com a “escaldante” lavagem de motas. A dar a tarde por terminada estiveram os mesmos três protagonistas da noite anterior no free-style que fizeram o aquecimento da pista, ao realizarem os treinos de stunt riding,
À noite, o momento mais esperado da Concentração. O Passeio Noturno que todos os anos envolve milhares de motards que desfilam pelas principais artérias da cidade. O Diário de Trás-os-Montes não poderia ter deixado de participar, testemunhando em primeira mão o quanto esta iniciativa é apreciada e acarinhada, não só pelos habitantes brigantinos, mas também pelos emigrantes que, nesta altura, regressam à sua terra e pelos visitantes que se encontram de passagem pela cidade. Assim, milhares de pessoas aplaudiram as motas e os motards à sua passagem, com gritos de incentivo e procurando registar um momento que muitos querem eternizar.
De regresso ao recinto da concentração, onde a organização registou mais de cinco mil entradas, o público aguardava ansiosamente pela entrada em pista de Romain Jandrot, Cajó e em Moto 4 Sérgio Monteiro. A noite foi de emoções fortes e com a multidão ao rubro, foram vários os momentos altos de stunt riding na noite de sábado com muito pneu queimado sobre o asfalto.
Já depois da meia-noite, teve início o concerto com o grupo The Bentley Band, interrompido por momentos para dar lugar ao show de striptease feminino que levou ao rubro o muito público ainda presente.
A Concentração só terminou no domingo e como já é habitual encerrou com chave de ouro com um almoço de despedida para todos os resistentes do fim de semana.
“O dia de sexta-feira é sempre mais calmo, mas sábado já houve bastante gente e pese embora o calor da tarde, foi excelente, o passeio foi muito, muito bom e a noite maravilhosa”, começou por adiantar, em jeito de balanço, o presidente do Moto Cruzeiro, visivelmente satisfeito pela forma como decorreu a 26ª edição da concentração. “Não somos Faro, não somos Góis, mas o resumo e o saldo final surpreendeu-nos a todos pela positiva”, acrescentou Francisco Vara, que contabiliza mais de cinco mil entradas no recinto e cerca de duas mil motas.
Para o principal responsável pela organização, o que falta para a concentração dar o passo em frente é chamar a Bragança bandas mais apelativas. “Para crescermos, precisávamos trazer grupos mais fortes em termos comerciais, mas são muito dispendiosos e nós não temos condições financeiras. Para isso, eram necessários mais apoios”, admite Francisco Vara, sublinhando que, para além de estar aberto a potenciais parcerias e sugestões que possam melhorar a concentração, promete, ainda, algumas novidades em relação ao free-style no próximo ano.
Galeria Fotográfica em: http://www.diariodetrasosmontes.com/fotogaleria/concentracao-motard-bgc
Vídeo de Passeio Motard, na íntegra, a descer a Avenida das Cantarias