Balão de ar quente, torre multiatividades do Exército, entrada gratuita nos equipamentos culturais municipais, bolo, tunas, dança e muita música à mistura nas comemorações dos 552 anos de Bragança.

 

É já a 20 de fevereiro que a capital do nordeste terá motivos de sobra para festejar. Mais precisamente, 552 motivos para festejar. A Câmara Municipal de Bragança preparou um programa repleto de atividades ao longo de todo o dia de sábado por ocasião do seu 552º aniversário.

A alvorada estará a cargo da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários da cidade aniversariante pelas 9h30 nas ruas do centro histórico. Também às 9h30 e com ponto de encontro marcado para a Praça da Sé, haverá uma visita guiada pelos locais mais emblemáticos da cidade bragançana.

Por volta das 10 horas, na Praça Camões, será a vez de todos aqueles que não sofrerem de vertigens poderem desfrutar de um passeio de balão de ar quente e já nos céus brigantinos contemplarem a vista maravilhosa que esta cidade tipicamente nortenha proporciona. Apressem-se os corajosos, pois os passeios terminam ao meio-dia e adivinham-se filas intermináveis.

Ainda pela manhã, será possível ouvir a Escola dos Gaiteiros e Tocadores da Lombada no Castelo. Haverá, também, a atuação de várias tunas. Entre elas, o Agrupamento de Escolas Miguel Torga, RTUB, RaussTuna e a Tôna Tuna. Outro momento que vale a pena sublinhar é “Música no Hospital” pelo Conservatório de Música e Dança de Bragança, Jamfor4 e Quarteto de Flautas na Unidade Hospitalar de Bragança. Por volta das 11h30, será a vez do grupo “Terra Firme” atuar na Rua Alexandre Herculano.

Depois de almoço, pelas 14 horas, decorrerá o Hastear de bandeiras, seguida de Sessão Solene na Sala de Atos do Teatro Municipal. O espetáculo comemorativo, propriamente dito, “Viver Bragança, 552 anos de cidade”, acontecerá pelas 15 horas na Praça da Sé. Seguem-se momentos de dança com a atuação de vários grupos, que terminarão com música da Banda Filarmónica de Bragança e da Banda de Música de Izeda.

No final, todos serão convidados a cantar os parabéns à cidade e a apagar as velas do bolo de aniversário de Bragança, que será, depois, distribuído pelos presentes.

De salientar ainda que, durante todo o dia de sábado, a entrada nos diversos equipamentos culturais municipais será gratuita e que haverá para gáudio dos mais novos uma torre de atividades radicais trazida pelo Exército.
 

 



PARTILHAR:

Por um “Lanche Escolar Saudável”

Duas vozes, um concerto