A Ministra da Cultura reúne-se em Julho com as autarquias, instituições e empresas durienses para iniciar a criação da Fundação Museu do Douro, que vai servir de suporte institucional a esta unidade museológica.

O responsável pela Associação dos Amigos do Museu do Douro, o padre Amadeu Castro, disse que Isabel Pires de Lima se vai deslocar ao Douro dia 01 de Julho para se encontrar com todas as entidades que se ofereceram para formar a Fundação Museu do Douro. O objectivo, segundo Amadeu Castro, é estabelecer o modelo de gestão deste projecto aprovado por unanimidade pela Assembleia da República e definir a comparticipação de cada entidade na criação da fundação.

Segundo fonte da Delegação Regional da Cultura do Norte, as 21 autarquias da Região Demarcada do Douro e mais de 50 entidades públicas e privadas já revelaram intenção de serem sócios fundadores da unidade museológica. Nos últimos meses têm surgido muitas críticas aos sucessivos atrasos na concretização desta unidade museológica.

Quase um ano depois da compra do edifício da Real Companhia Velha, na Régua, que vai servir de sede ao Museu do Douro, a Delegação Regional da Cultura do Norte (DRCN) está a preparar a abertura do concurso para a requalificação deste imóvel, com a colaboração do Instituto Português do Património Arquitectónico e da Ordem dos Arquitectos.
O Orçamento de Estado para 2005 disponibiliza 286 mil euros para a realização do projecto.



PARTILHAR:

Ascenso Simões

Entrevista de Ascenso Simões