A primeira Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) que vai servir Trás-os-Montes entrou ontem em funcionamento, no Hospital de Chaves, dando resposta a uma reivindicação antiga da população, anunciou fonte do INEM.

A existência destas viaturas é uma reivindicação antiga da população transmontana por causa do papel fundamental que esta pode ter na assistência aos acidentes e na redução do número de mortos e de feridos graves nas estradas da região, atravessada por duas das vias onde se regista mais sinistralidade no país: o IP4 e a Estrada Nacional 2.

Desde a conclusão do IP4, há cerca de seis anos, morreram nesta via cerca de 200 pessoas em acidentes de viação.

A viatura é equipada e monitorizada pelo INEM, Primeira viatura de emergência médica em Trás-os-Montes no Hospital de Chaves preparada para prestar qualquer tipo de socorros e tem como objectivo uma intervenção pré-hospitalar que actua directamente ao local onde se encontra o doente.

Um dos requisitos exigidos para a colocação de uma destas viaturas em Trás-os-Montes foi a existência de um Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), recentemente instalado na região, que possui um sistema de comunicação próprio, idêntico ao dos telemóveis.

Numa região abrangida pelo CODU, as chamadas recebidas no 112 são encaminhadas para aquele centro de orientação, que tem uma equipa médica.

Estas viaturas funcionam ao abrigo de protocolos entre o INEM e os hospitais que têm este tipo de meio, cabendo aos hospitais a contratação dos médicos e enfermeiros para prestarem serviço na viatura rápida.
Esta é a 25ª viatura médica no país, aguardando-se para breve a entrada em funcionamento de uma no Centro Hospitalar de Vila Real/Peso da Régua.



PARTILHAR:

Pedro Roseta inaugurou espaço

Sede roda anualmente