A notícia de hoje foi a revelação que o lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Bragança tinha 27 utentes e 6 funcionários que testaram positivo para a infeção pelo novo coronavírus, sendo que “todos se encontram assintomáticos”
No entanto podemos adiantar que testaram positivo mais 6 pessoas, não conseguimos obter a confirmação se são utentes ou funcionários, podendo o número variar nas próximas horas conforme foram saíndo os resultados dos testes e o boletim da ULS Nordeste.
O responsável municipal da Proteção Civil e presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, promoveu durante a manhã uma reunião de emergência para analisar a situação.
Podemos informar agora que uma das decisões tomadas foi alugar um andar do Hotel S. Lazaro nesta cidade, para acolher os utentes a que venham a testar negativo, estando já a decorrer essa transferência.
Uma outra decisão foi testar toda a instituição que ao todo alberga 166 utentes e 45 funcionários, divididos por três edifícios.
Foi também pedida a intervenção da equipa da Cruz Vermelha, anunciada pelo Governo para todos os distritos do País e que no distrito de Bragança foi constituída em Mogadouro com 15 elementos prontos a atuar na região, mas que este momento ainda se encontra em formação.
Esta Brigada de Intervenção Rápida da Cruz Vermelha (BIR) ficou a ser coordenada pela Cruz Vermelha de Mogadouro, por ser a única delegação da Cruz Vermelha do distrito de Bragança com a valência de Emergência, que se traduz grosso modo por ter um departamento com uma coordenadora e uma equipa com ambulâncias preparadas para emergências.
A formação em Covid-19 desta Brigada de Intervenção Rápida, composta por 15 elementos, (constituída por 3 equipas, duas em Bragança e uma em Macedo de Cavaleiros) vai decorrer ainda no Lar de Betânia em Bragança, Santos Mártires em Bragança e Santa Casa de Misericórdia de Macedo de Cavaleiros, não podendo ser utilizada de imediato no surto de Bragança.
Segundo o protocolo, cada distrito terá uma brigada que será composta por uma equipa multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, psicólogos e auxiliares de técnicos de lares, sendo que nesta equipa do distrito terá apenas enfermeiros, psicólogos e auxiliares.
Atualização do Boletim da ULS que saiu já depois de termos feito a notícia
Os resultados dos testes aos utentes e funcionários da Santa Casa da Misericórdia de Bragança conhecidos até agora, dão como confirmados mais 17 casos positivos, 16 utentes e uma funcionária, somando aos 33 confirmados de manha conforme notocia do Diario de Trás-os-Montes.
Sendo assim ao todo no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Bragança estão contaminados com coronavirus 43 utentes e 7 funcionários, somando 50 casos positivos.
Este número pode variar de acordo com os resultados dos testes que estão a ser feitos a toda comunidade da Santa Casa conforme foi anunciado.
A Lusa entretanto difundiu uma noticia onde afirma serem apenas 49 casos positivos.
O número de infetados no lar da Santa Casa da Misericórdia de Bragança subiu para 49, com mais 16 utentes positivos para o novo coronavírus a juntar aos 27 e seis funcionários confirmados na manhã de hoje.
Fonte da Santa Casa da Misericórdia disse à Lusa que ao final da tarde chegaram mais resultados da Autoridade de Saúde com a indicação de que afinal havia mais 16 casos positivos entre os 52 idosos do lar que tinham sido testados na terça-feira.
A Santa Casa da Misericórdia acabou por cancelar a transferência para um hotel da cidade dos idosos que tinham testes negativos porque, em vez de 25, são apenas nove os utentes que não têm infeção e a instituição garante ter condições para os manter em segurança nas instalações.
Tanto idosos como funcionários que testaram positivo “estão assintomáticos”, como já tinha garantido hoje o responsável municipal da Proteção Civil e presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, que convocou uma reunião de emergência com várias entidades para tratar do caso.
O surto foi descoberto depois de, há alguns dias, uma funcionária ter testado positivo, o que levou a Autoridade de Saúde a testar todos os utentes do Lar Santa Isabel, um dos três lares que funcionam num dos edifícios da Santa Casa da Misericórdia em Bragança.
A direção da Misericórdia foi informada, na quarta-feira à noite, que 27 utentes e seis funcionários tinham testado positivo.
A instituição já tinha “montado toda a logística” para transferir os utentes que testaram negativo quando, ao final da tarde de hoje, soube que eram mais 16 os utentes infetados.
Fonte da Saúde Pública confirmou à Lusa que os resultados dos testes feitos na terça-feira não foram transmitidos todos ao mesmo tempo e que tem tudo a ver com o laboratório que os analisou, sem precisar se o laboratório é o da Unidade Local de Saúde do Nordeste ou do Instituto Politécnico de Bragança, as duas entidades que fazem este trabalho na região.
Ao todo são 43 idosos infetados e seis funcionários no Lar Santa Isabel, e as autoridades locais decidiram testar toda a instituição que, além da resposta social para idosos, tem também uma unidade de cuidados continuados, creche e ensino básico.
De acordo com a fonte da Misericórdia, no dia de hoje já foram realizados testes aos 44 utentes do Lar Santa Teresa, cujos resultados deverão ser conhecidos na sexta-feira.
O número de casos de infeção pelo novo coronavírus disparou nas últimas semanas no distrito de Bragança e atingiu hoje os 753 desde o início da pandemia, sendo que destes estão ativos 232 nos 12 concelhos da região.
Desde maio que não havia mortes associadas à covid-19 na região, com o número a permanecer nas 24 até subir para 28 no mês de setembro, segundo os dados oficiais.
Foto: António Pereira