A situação no distrito de Bragança está norma lizada depois de um nevão que caiu hoje ter cortado os principais acessos à regi ão, nomeadamente o IP4.

\\"Está tudo transitável\\", garantiu à Lusa o governador civil, Jorge Gome s, por volta das 16:30.

A neve caiu desde madrugada até meio da tarde ininterruptamente no Nord este Transmontano, sobretudo a norte do distrito, cortando ao trânsito o IP4 ent re Macedo de Cavaleiros e a fronteira, em Bragança.

O nevão deixou vários automobilistas retidos na principal via transmont ana e bloqueou outras estradas como as nacionais 315, entre Macedo de Cavaleiros e Alfândega da Fé, na zona de Bornes, a nacional 103 que liga Bragança a Vinhai s, a estrada entre Bragança e Vimioso e alguns acessos de Miranda do Douro.

A intempérie revelou a insuficiência de meios na região, que no concelh o de Bragança se limita a um limpa-neves do Instituto de Estradas, que se encont rava avariado.

Valeu a intervenção de uma viatura dos bombeiros de Bragança, que é um carro de combate a incêndios mas com uma pá adaptável para limpar a neve.

Na região existe apenas mais um limpa-neves, o dos bombeiros de Macedo de Cavaleiros, e seriam necessários, pelo menos, mais dois para limpeza das zona s de maior incidência de neve, segundo o coordenador de operações e socorro, Sá Lopes.

As equipas no terreno contaram hoje com a ajuda de um limpa-neves vindo da Régua, no concelho vizinho de Vila Real, segundo o governador civil.

O governador falou com outras autoridades locais no sentido de estudar a possibilidade de encerrar as escolas segunda-feira, porém, segundo disse à Lus a, a melhoria das condições climatéricas a meio da tarde afastou esta hipótese.

Embora as estradas já se encontrem transitáveis, o governador apela aos automobilistas para terem cuidado, nomeadamente com o gelo que pode forma-se, d evido às baixas temperaturas.

Segundo disse, as previsões da meteorologia continuam a apontar para ch uva, pelo que se mantém o alerta junto das autoridades da região para as próxima s horas.

O governador civil adiantou que o número de emergência utilizado no Ver ão para os incêndios, o 117, está disponível a partir de hoje para receber pedid os de socorro ou comunicação de outras situações relativas ao mau tempo.



PARTILHAR:

Provoca o caos em Bragança

Confusão com as barragens