“Máquinas voadoras” vão juntar-se em Bragança de 20 a 22 de junho, para a sétima edição do Careto AirShow, um evento que se está a diversificar, tanto no ar como em terra.
O Exército Português junta-se este ano em novidade, e vai trazer a Bragança voos de balão de ar quente.
“Não queremos trazer só aviões. Queremos trazer aeronaves, que são “máquinas do ar”, tudo o que voa. Trazemos drones, aeromodelos, paramotores e autogiros. Vamos mostrar todas estas máquinas voadoras e não só os aviões”, contou hoje aos jornalistas Nuno Fernandes, o presidente do Aeroclube de Bragança, no final da apresentação pública da programação, no salão nobre da câmara municipal local.
Para Nuno Fernandes, vai ser grande a diversidade, também com um objetivo:” Vamos tentar que seja ainda mais divertido e cada vez mais para famílias, desde os mais novos aos mais velhos, enquanto conhecem este mundo da aviação”.
Os tradicionais Caretos, marca da identidade transmontana, e que dão nome ao evento, vão ser reforçados.
Estes Caretos são encarnados por paraquedistas, que lhe vestem, a pele, e que saltam nos céus com os trajes típicos vestidos.
A associação de paraquedistas local, reabilitada há três anos, pode neste 2025 marcar o retorno ao ativo, com a participação de Caretos-paraquedistas caseiros.
Dentro do recinto onde acontece o Careto AirShow, no aeródromo municipal de Bragança, vai ser possível provar a gastronomia da região, como a posta à mirandesa. No sábado há uma feijoada à transmontana.
Sexta-feira à noite, dia 20, antecipa-se o São João, com um arraial, com Ympério Show. Sábado, a música é dos anos 80. Nas noites do evento, o Exército vai proporcionar voos cativos de balão de ar quente.
“Acho que já é um evento que marca Bragança”, partilhou Nuno Fernandes.
O momento mais aguardado é sempre o espetáculo de acrobacia aérea, no sábado à tarde, dia 21.
Luís Garção, Pedro Cunha Pereira, José Luís Lickfold (Lickair) e Hélder Guerreiro são pilotos já conhecidos do público do Careto AirShow, e voltam a integrar a elite em cartaz.
O espanhol Ramon Alonso, com títulos de campeão do mundo e campeão da Europa, também está de regresso.
Em estreia está o jovem Jorge Loureiro, “o único piloto português de acrobacia aérea em competição internacional, recentemente proclamado campeão do Open de Espanha de acrobacia aérea avançada”, informou a organização.
Os visitantes vão poder ainda ver um Antonov-AN 2, de origem soviética com mais de 70 anos, e que pertence a um privado. E há também aeronaves experimentais, com a Patrulha Fantasma. Em extensão ao que já está em curso, todos os domingos, e tem sido apanágio do Aeroclube de Bragança, vai ser possível fazer um voo e ajudar uma instituição local. Este ano, o dinheiro angariado reverte para a Associação dos Deficientes de Trás-os-Montes (ASCUDT).
Desde o ano passado que a organização passou a ser partida com a câmara municipal de Bragança.
“Se este evento já trazia gente, com esta organização conjunta estamos a conseguir trazer mais pessoas a Bragança, que tem como tradição o bem receber. (…) Temos coisas para oferecer tanto no ar como em terra. Para essas datas, a hotelaria já está esgotada”, adiantou Paulo Xavier, autarca loca, acrescentando que esta é uma forma de promover o concelho.
O impacto económico estimado pela organização para toda a região é de 1,3 milhões de euros.
O objetivo neste 2025 é atingir as 150 aeronaves aterradas em Bragança.