A exposição “Máscaras Rituais de Portugal - coleção de Roberto Afonso”, poderá ser visitada no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros, a partir do 18 de fevereiro de 2022, com inauguração às 18h00.

Depois de ter sido apresentada publicamente na Mascararte - VIII Bienal da Máscara de Bragança - 2017, a coleção vai já no quinto ano de itinerância permanente, entre diversos espaços culturais de Portugal e Espanha.

Nesta exposição constam alguns trajes e parte das composições tridimensionais e máscaras que compõem a coleção, sendo agora apresentada, pela primeira vez, uma assemblage representativa da Festa de Santo Estêvão das Arcas (Macedo de Cavaleiros), recentemente recuperada.

A presente exposição passou já pelo Centro Interpretativo da Máscara Ibérica (Lazarim-Lamego), Museu Etnográfico Provincial de León (Espanha), Ecomuseu de Barroso - Espaço Padre Fontes (Montalegre), Museu Municipal Armindo Teixeira Lopes (Mirandela), Museu do Ferro (Torre de Moncorvo), Casa das Artes e Ofícios (Mogadouro), Colégio Universitário (Zamora), Auditório Municipal (Freixo de Espada à Cinta), Museu da Terra de Miranda (Miranda do Douro) e Centro de Interpretação do Território (Sambade, Alfandega da Fé), Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais e Casa da Cultura de Vimioso.

Em Portugal, as festas solsticiais de inverno com mascarados têm o seu início no dia 31 de outubro, em Cidões - Vinhais, com a Festa da Cabra e do Canhoto.

Seguem-se as festas de dezembro, na sua maior parte dedicadas a Santo Estêvão, o protomártir do cristianismo e padroeiro dos rapazes, altura em que as máscaras assumem maior protagonismo, continuando durante o mês de janeiro e, depois, durante o Carnaval, entre as quais se destaca o Entrudo Chocalheiro de Podence (Macedo de Cavaleiros), com os respetivos caretos classificados, desde 2019, como Património Cultural Imaterial da Humanidade - UNESCO.

As mascaradas culminam na Quarta-feira de Cinzas, com o Dia dos Diabos, data em que a Morte e os Diabos saem à rua em Vinhais e em Bragança. Fora deste período associado ao solstício de inverno, em Sobrado - Valongo (Porto), a Bugiada, a 24 de junho, representa a única festa de verão com mascarados em Portugal.

Tratam-se de cerca de 80 máscaras, assinadas por mais de 40 artistas|artesãos, mostrando 39 festas com mascarados em Portugal (distritos de Bragança, Coimbra, Guarda, Porto e Viseu), ilustradas com textos de autores especialistas na matéria. Num conceito que rompe com a convencional exposição de máscaras, o conjunto das assemblages que o colecionador/investigador criou tem vindo a aumentar e apresenta-se, também, como um roteiro das mascaradas portuguesas, exibido cronologicamente, entre 31 de outubro e 24 de junho, conjugando vários acessórios, fragmentos de trajes ou utensílios usados pelos protagonistas das festa e associados a cada ritual representado.

Todo este espólio, profundamente ligado à cultura popular, que carateriza e distingue as regiões representadas, resultou na publicação do livro “Máscaras Rituais de Portugal - coleção de Roberto Afonso”, editado, em março de 2019, pela Câmara Municipal de Bragança, no qual são apresentadas imagens de todas as composições presentes, então, na exposição, assim como os textos explicativos e identificativos de cada festa, máscara e respetivos artesãos | artistas.

Em dezembro de 2020 foi publicado o livro “Máscaras Rituais de Portugal - coleção de Roberto Afonso: Mascaradas Vinhaenses”, numa edição do Município de Vinhais. Brevemente será anunciado e dado à estampa o terceiro livro resultante da coleção.

A coleção de Roberto Afonso, investigador e colecionador que, desde 2014, assume a presidência da Assembleia Geral da Academia Ibérica da Máscara, estará patente ao público no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros até 30 de abril de 2022.



PARTILHAR:

Trabalhos de manutenção na ponte rodoviária condiciona circulação

Prisão preventiva para suspeito de tráfico de droga