Realizam-se terça-feira, 5 de Novembro, eleições gerais nos Estados Unidos. Não é ano de eleições para a Casa Branca, mas a nível federal as atenções concentram-se na corrida para o Senado e Câmara dos Representantes, que decidirá a próxima maioria.

Os luso-descendentes na Legislatura estadual de Massachusetts têm garantida a reeleição por falta de oponentes. São eles o senador Marc Pacheco, de Taunton e os deputados Bob Correia, de Fall River, António Cabral, de New Bedford e Michael Rodrigues, de Westport.
As atenções dos analistas políticos de Massachusetts concentram-se na eleição do governador: a democrática Shannon O’Brien ou o republicano Mitt Romney?
Embora a maioria do eleitorado peretença ao Partido Democrático, os três últimos governadores de Massachusetts foram republicanos.
Os eleitores de Massachusetts têm tambêm de pronunciar-se sobre três questões submetidas a referendo:
Questão 1 — eliminar os impostos sobre rendimento
Questão 2 — acabar com o ensino bilingue como é conhecido Questão 3 — financiamento das campanhas políticas com fundos públicos.
Destes referendos, interessa particularmente aos imigrantes a Questão 2, referente ao ensino bilingue criado em 1971 precisamente no estado de Massachusetts e que continua a despertar xenofobismos. Uma vez que os programas bilingues servem crianças imigrantes, todos os imigrantes ou seus descendentes devem ser pela sua manutenção.
Em Rhode Island, o tesoureiro estadual Paul Tavares tem grandes hipóteses de ser reeleito, enquanto o jovem senador Daniel da Ponte tem assegurado novo mandato.
Ao cargo de governador estadual concorrem a democrática Myrth York (terceira tentativa) e o republicano Donald Carcieri. Tal como em Massachusetts, a maioria do eleitorado de Rhode Island é democrático, mas os últimos governadores têm sido republicanos.



PARTILHAR:

Semana do Caloiro 2003 custa à AAUTAD 100 mil euros

«Gazeta Lusófona» comemora quarto ano de existência