Treze estradas nacionais, municipais e regionais do distrito de Vila Real estão cortadas por causa do gelo e os transportes escolares não se efectuaram em concelhos como Montalegre e zonas mais altas de Boticas e Ribeira de Pena.

De acordo com dados da GNR, em todo o distrito estão intransitáveis as estradas nacionais EN15, na zona do Alto de Espinho, a EN311,1, entre Salto e Venda Nova, a EN103, na zona do Ferral e Paradela, a EN311, em Salto, a EN103, em Pisões, e a EN314, em Fornelos, devido à acumulação de gelo no piso. As principais estradas que atravessam o distrito, como o Itinerário Principal 4 (IP4) e as autoestradas A24 e A7, estão transitáveis, embora com precauções por causa do gelo.

E é precisamente por causa do gelo que Montalegre está esta manhã a sentir problemas para desobstruir as estradas, pelo que a Protecção Civil aconselha as pessoas a ficarem em casa. Neste concelho não há aulas hoje, uma situação que se repete desde segunda feira à tarde, dia em que caiu o primeiro nevão no distrito de Vila Real.

Em Boticas, as escolas abriram hoje mas os transportes escolares seguiram apenas para as zonas mais baixas do concelho, situação que se repete em Ribeira de Pena e Mondim de Basto. O presidente da Câmara de Chaves, João Batista, explicou que as escolas da cidade abrem as portas, no entanto referiu que não será efectuado o transporte escolar dos meninos que vivem nas zonas mais altas e rurais do concelho.

Segundo a Protecção Civil municipal, no concelho de Vila Real apenas se verificam problemas na zona mais alta do concelho, na estrada de acesso a Lamas de Olo, que se desenvolve a uma quota de mil metros. Para derreter o gelo nas estradas, duas equipas estão a espalhar sal em algumas zonas da cidade e do concelho.



PARTILHAR:

Adega para produzir vinhos

Cinco concelhos sem aulas