A Confederação Nacional de Agricultores (CNA) reclama apoios do Governo para fazer face aos prejuízos causados nos distritos de Bragança e Vila Real, na sequência do mau tempo na região. Já foram identificadas 17 situações graves, onde as intempéries provocaram prejuízos que já ultrapassam vários milhares de euros.
Os principais estragos foram verificados em estufas e campos de cultivo, com incidência na zona de Chaves e Vila Pouca de Aguiar. Estes dados surgiram após uma primeira análise efectuada pelos técnicos da Direcção Regional de Agricultura. No entanto, o JN apurou que há locais na região trasmontana onde os levantamentos estão a ser efectuado, já que se verificaram queda de muros, taludes e campos de cultivo destruídos. Segundo Armando Carvalho, director da CNA, não foi só na região do Oeste que houve estragos provocados. Na trasmontana, há registo de danos consideráveis por causa da neve.
\"No quadro das ajudas já prometidas pelo Governo terá de se ter em conta estes prejuízos, e a região terá de ser contemplada. Há agricultores que ainda não receberam os apoios relativos ao ano passado\", alegou o dirigente.
Por ouro lado, a CNA reclama que o Governo assuma o compromisso de aumentar o valor de cada \"direito\" de produção em zonas de montanha para o qual estariam destinado 25 milhões de euros, medida que gerou expectativas entre os agricultares.